A gestão política de Donald Trump e o excesso de oferta de navios serão fatores incidentes durante este ano.
Os ataques Houthi no Estreito de Bab Al Mandeb e o subsequente desvio da rota marítima em torno do Cabo da Boa Esperança, circundando a África Austral, beneficiaram em graus variados todos os segmentos do mercado de transporte marítimo, incluindo navios porta-contentores. A natureza altamente imprevisível dos Houthis gera muita incerteza, uma vez que uma cessação repentina dos ataques acarreta um grande risco de queda das taxas para o transporte marítimo, enquanto uma extensão dos ataques a longo prazo acarreta riscos significativos de aumentos tarifários, relata VesselsValue .
Os conflitos geopolíticos em curso, acompanhados de sanções conexas, contribuem para um ambiente incerto. Qualquer escalada ou desescalada significativa nestes conflitos poderá afetar significativamente as perspectivas econômicas globais. Enquanto isso, o presidente eleito dos EUA Nos EUA, Donald Trump ameaçou impor tarifas significativas e outras medidas protecionistas, levantando preocupações sobre o agravamento da guerra comercial, a redução do comércio internacional e a inflação persistentemente mais elevada. Além disso, continua a existir um elevado nível de incerteza sobre como e em que medida estas medidas serão implementadas.
Entretanto, a recuperação econômica da China continua frágil, introduzindo incerteza adicional devido ao seu papel crítico como motor da procura global. Esta situação precária poderá ser agravada pela Guerra Comercial, uma vez que a economia da China depende em grande medida das suas exportações.
O impacto da incerteza — De acordo com a VeeselsValue , o crescimento continuou a um ritmo elevado até agora este ano devido aos maiores volumes negociados e às maiores distâncias de navegação. A demanda por milhas TEU para 2024 deverá ser de 16,7% e o crescimento total de milhas TEU deverá ser de 3,2%, em média, durante o período 2024-2028.
Além disso, a consultora prevê que as taxas de frete diminuirão de forma constante em 2025 à medida que mais navios entram no mercado, e que continuarão a cair em 2026 e 2027 antes de verem algum aumento em 2028. Já se observou que as taxas de frete diminuíram no segundo metade de 2024 e espera-se que siga essa tendência até certo ponto. A frota ociosa começou a aumentar e é provável que continue.
Entretanto, o crescimento da oferta de navios irá, em algum momento, ultrapassar a procura, apesar do conflito no Mar Vermelho, e isto afetará as taxas de frete para todos os tamanhos de navios.
Com as fortes taxas de frete registadas em 2024, as encomendas de navios porta-contentores atingiram um máximo histórico com quase 4 milhões de TEU e com mais de 8 milhões de TEU a entrar no mercado nos próximos anos, espera-se um excesso de oferta, apesar do desvio das rotas.
Além disso, com os regulamentos ETS da UE em vigor e um endurecimento geral dos regulamentos sobre emissões de CO2, a VesselsValue prevê que a operação de navios não ecológicos mais antigos se tornará cada vez mais cara. Isto é especialmente relevante dada a esperada redução das tarifas. A partir de 2025, prevê-se que muitos desses navios mais antigos cheguem ao ferro-velho. | MM