anna-mussi

14/01/2025

Anna Mussi assume a presidência da ICF Brasil

Camila Bonavito, que ocupava a posição, este ano passa à vice-presidência do Conselho Deliberativo da instituição, referência global em coaching; Andrea Mazarem é a nova vice-presidente.

A International Coaching Federation (ICF), capítulo Brasil, anuncia a chegada de Anna Mussi como presidente para o biênio 2025-2026. A entidade fundada há 29 anos, atualmente com mais de 50 mil associados e está presente em 143 países, é referência global em coaching. Camila Bonavito, responsável por uma série de aprimoramentos, direcionamentos e conquistas na última gestão nessa posição, se torna vice-presidente do Conselho Deliberativo. Com as mudanças Cândida Semensato passa a ser presidente do Conselho Deliberativo, antes presidida por Marcus Baptista, agora responsável pela direção de Relações Governamentais.

—Recebo este desafio com muita responsabilidade e compromisso. Liderar a ICF no Brasil será uma missão movida por um propósito muito grande para mim que é de retribuir à ICF a relevância que ela tem na minha trajetória como coach executiva desde 2005 —afirma Anna Mussi.

A nova presidente vai assumir a liderança de um grupo de associados voluntários com trajetórias profissionais diversas, comprometidos em mudanças significativas. Ao lado dela, estará Andréa Mazarem, como vice-presidente desse mandato.

—O compromisso firmado pela nossa chapa é de conectar. Ampliar cada vez mais o senso de comunidade dos nossos coaches associados e também nos conectarmos de forma ainda mais estruturada com o mercado contratante. Assumir esse compromisso só será possível porque estarei ao lado de profissionais capacitados que disseram ‘sim’ a este desafio para fortalecermos o coaching profissional no Brasil— destacou a nova presidente.

A nova diretoria executiva é composta ainda por membros da ICF dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais, alguns dos estados onde a Federação está presente. Os planos para a gestão incluem consolidar a ICF como principal referência em coaching no país. A proposta é buscar ampliar a profissionalização da atividade, combater a banalização e fortalecer a reputação do coaching sério e ético. A intenção é tornar a ICF mais integrada aos associados regionais promovendo maior acolhimento, educação continuada, ampliando a inclusão, diversidade e a responsabilidade social.

—É uma honra receber esta confiança, e assumo essa responsabilidade com grande entusiasmo e compromisso. Estarei sempre disponível para ouvir, cooperar e representar os valores que nos unem. Juntos, podemos continuar construindo uma ICF Brasil que inspira, lidera e transforma. Contem comigo para seguir nessa jornada de crescimento e impacto positivo— anuncia a vice- presidente, Andréa Mazarem.

Trajetória Ana Mussi —Natural de Curitiba, Anna Mussi é psicóloga de formação, Coach PCC pela ICF e associada há mais de seis anos, já foi presidente e vice-presidente na regional do Paraná. Ela atua como coach executiva e como facilitadora em programas de Desenvolvimento de Lideranças. Por 18 anos, esteve à frente da direção da empresa Operativa Gestão de Pessoas. Em 2016, fundou a Mastery Desenvolvimento Humano e Organizacional, na qual segue até hoje.

—Acredito que objetivos empresariais e aspirações pessoais podem caminhar juntos. Por meio de um trabalho de parceria, encorajamos novas ações que gerem resultados e desenvolvam o potencial e protagonismo de nossos clientes. Quando o alinhamento entre as expectativas da empresa e de seus colaboradores convergem para o mesmo objetivo, o ambiente de trabalho torna-se mais produtivo e criativo —declara.

Trajetória Andrea Mazarem —Andréa Mazarem assume como vice-presidente da ICF Brasil, trazendo uma trajetória marcada pelo propósito de “inspirar as pessoas a revelarem o melhor de si”. Natural de Porto Alegre/RS, graduada em Psicologia (PUC/RS), com pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Administração de Pessoas, é palestrante, embaixadora da DIE&P, conselheira da Rede Cidadã e cofundadora da Venant Consultoria. Atua como coach e mentora de C-Level, como facilitadora de desenvolvimento de lideranças e times, além de ser docente convidada da Universidade Feevale e da Fundação Dom Cabral- FDC. Associada desde 2014, integrou o Comitê de Ética e a Diretoria de Responsabilidade Social da ICF Brasil.

—Assumir a vice-presidência da ICF Brasil é um convite para agregar, transformar e construir juntos. Sigo com energia e dedicação, certa de que o melhor caminho é aquele que trilhamos em parceria, com propósito e coração— finaliza.

ICF —A ICF —International Coaching Federation — é a maior associação global de coaches, com 50 mil membros associados em mais de 140 países. Fundada em 1995, independente e sem fins lucrativos, a sua missão é contribuir para o avanço da arte, ciência e prática do Coaching profissional. A ICF é pioneira no desenvolvimento de padrões globais para o coaching profissional, com competências essenciais, um robusto Código de Ética e pesquisas de mercado — oferece o maior recurso mundial de pesquisas sobre Coaching, com mais de 2.500 estudos disponíveis. Além disso, a organização acredita programas de formação em coaching, garantindo altos padrões na profissão, e credencia coaches com o único programa de credenciamento independente, reconhecido mundialmente, concedido aos coaches profissionais que tenham cumprido com os rigorosos requisitos de educação e comprovada experiência.

No Brasil a ICF possui mais de 450 coaches associados, 200 credenciados e está presente na Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.