transpetro-imetame-es

11/01/2025

Transpetro visa expandir operações ship to ship no Espírito Santo

A Transpetro analisa ingressar em um novo projeto de infraestrutura portuária que está sendo implantado no Espírito Santo para expandir suas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship). Conduzido a partir de um memorando de entendimento firmado com o Grupo Imetame, o acordo visa o arrendamento pela Transpetro de dois berços de atracação no porto multipropósito que está sendo construído pela Imetame no município de Aracruz.

Com essa nova infraestrutura, a Transpetro poderá oferecer operações ship to ship com navios atracados pela primeira vez no estado. O objetivo é oferecer ao mercado uma nova alternativa para o escoamento do petróleo da Bacia de Santos, da Bacia de Campos e do Espírito Santo, contribuindo com a otimização das exportações do país. A medida vai ampliar a carteira de soluções logísticas da Transpetro e fortalecer sua posição como a líder no mercado brasileiro de operações ship to ship.

—Estamos avaliando essa parceria para expandir as soluções logísticas no Espírito Santo, atendendo às demandas do setor de óleo e gás. O estado tem localização estratégica, favorecendo rotas de embarcações e fluxo de produtos. A partir da concretização do acordo com a Imetame, poderemos ampliar nosso alcance estratégico, especialmente no Sudeste, próximo às Bacias de Campos e de Santos e ao Espírito Santo—destaca o gerente-executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo.

—Nosso complexo portuário está com a construção em andamento, e nosso objetivo é oferecer serviço de qualidade para os usuários. Para isso, não basta aumentar a capacidade operacional do sistema portuário, mas desenvolver parcerias com expertise operacional nos segmentos de carga que serão movimentados no Porto. Essa parceria que poderá se consolidar em 2025 com a Transpetro está alinhada à nossa expectativa de iniciar as operações com alta performance, de forma segura e sustentável. Acreditamos na consolidação deste acordo, e para isso, envidaremos todo esforço necessário para que a Imetame Logística Porto agregue valor a toda a cadeia de óleo e gás —afirma o CEO da Imetame Logística Porto, Gilson Pereira.

O acordo entre as empresas passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais. As etapas seguintes contemplam a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses, com expectativa de conclusão até o final do primeiro semestre de 2025.

O empreendimento em avaliação O projeto em construção pelo grupo Imetame contará com dois píeres com estruturas para atracação de navios de grande porte. Na primeira fase, a infraestrutura atenderá embarcações da classe Suezmax, com capacidade de 1 milhão de barris e profundidade de 17 metros. Na segunda fase, o berço estará apto a receber navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade de dois milhões de barris e profundidade de 25 metros. O empreendimento será vizinho ao Terminal de Barra do Riacho (TABR), operado pela Transpetro.

Líder em operações ship to ship — A Transpetro se destaca como a líder no mercado brasileiro de operações ship to ship (transbordo de petróleo e derivados entre navios) e está entre os maiores provedores mundiais deste serviço. A empresa opera em 13 localidades no Brasil (Coari, Manaus, Codajás, Novo Remanso, Itacoatiara, São Luís, Mucuripe, Pecém, Suape, Baía de Todos os Santos, Angra dos Reis, São Sebastião e Rio Grande), respondendo por 70% da operação nacional só em 2024.

Esse domínio reflete a presença da Transpetro de norte a sul do país e sua capacidade de atender às necessidades logísticas do setor de óleo e gás com eficiência e segurança. Essa opção logística, que dispensa a descarga e armazenagem de granéis líquidos em tancagem em terra, pode reduzir os custos da movimentação dos produtos em até 30%.

A companhia segue avaliando a participação em outros projetos no Brasil, alinhada à premissa de retomar o crescimento dos seus investimentos e parcerias.