A Sincronia Sistêmica é um conceito fundamental para a gestão holística, que visa uma abordagem integrada e coordenada de todos os elementos de uma organização.
Por definição, Sincronia Sistêmica refere-se à harmonização e coordenação de todos os componentes e fatores incidentes de um sistema organizacional, reconhecendo a interdependência entre eles, de modo que o desempenho global seja otimizado.
Gestão Holística é uma abordagem que vê a organização como um todo integrado, ao invés de uma coleção de departamentos isolados. Essa perspectiva enfatiza a interconexão e a interdependência de todas as partes da organização, como um sistema onde cada parte afeta o todo. Dessa forma, mudanças em uma área podem ter impactos em outras.
O ambiente empresarial é impactado por fatores físicos e metafísicos que causam algum efeito no processo, originando resultados favoráveis ou não. Por esta razão, os impactos gerados por estes fatores incidentes devem ser controlados de modo que os resultados sejam predominantemente positivos.
Consequentemente, é essencial a criação de estratégias para controlar os impactos no meio para a manutenção do clima do ambiente empresarial.
Pela lógica, todos os departamentos e colaboradores devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da organização, com a garantia que estejam trabalhando na mesma direção e com o mesmo fim.
Os processos internos precisam ser bem integrados para propiciar uma operação eficiente. Isso porque a coordenação eficaz reduz desperdícios e melhora a produtividade.
A integração e a harmonização de todos os componentes levam a uma maior eficiência e eficácia, melhorando o desempenho geral da organização.
Um ambiente harmonizado, onde a comunicação é eficaz e os processos são bem coordenados, resulta em maior satisfação e engajamento dos colaboradores, ocasionando uma sinergia.
Implantar a Sincronia Sistêmica oportuniza a sobrevivência e o crescimento da organização de forma sustentável.
A Sincronia Sistêmica é uma inovação disruptiva essencial para a gestão holística, promovendo uma visão integrada e coordenada de todos os componentes da organização. Implementar essa abordagem leva a uma maior eficiência, adaptabilidade e sustentabilidade, resultando em um desempenho organizacional superior.
• Por: Isnar Amaral, Estrategista em energia dos ambientes – CRQ 05203390 | www.isnaramaral.com.br