Adotando a eletricidade 4.0. Marco é resultado da eletrificação de processos combinada com o uso de fontes 100% renováveis.
Em um marco para a operação industrial brasileira, a Schneider Electric, líder global em transformação digital da gestão de energia e automação, acaba de conquistar a qualificação de “Zero CO2” para a sua fábrica em Blumenau (SC).
Desde 2021, toda a energia elétrica utilizada no local já é proveniente de fontes 100% renováveis e, em novembro deste ano, a instalação concluiu a transição para processos 100% eletrificados, que inclui fornos, compressores e demais equipamentos industriais, eliminando completamente o uso de combustíveis fósseis, resultado de investimentos recentes em tecnologia. Somado a isso, o foco em eficiência energética permitiu que a fábrica reduzisse em 20% o consumo de energia.
Em operação há meio século, a planta de Blumenau é reconhecida pela companhia como uma smart factory devido ao seu alto grau de digitalização, eficiência operacional e práticas de sustentabilidade. Com foco em inovação e qualidade, é uma referência no setor industrial com a produção de equipamentos de distribuição elétrica de baixa e média tensão, sob demanda, digitais e ecoeficientes, atendendo a diversos mercados eletrointensivos tanto no Brasil quanto na América Latina e em outros países do exterior. A Unidade também sedia um centro de engenharia e de integração de subestações modulares voltado ao mercado sul-americano.
—Nossa meta inicial era alcançar esse marco até 2029, mas conseguimos atingir com bastante antecedência. Para nós, essa transformação que realizamos e essa conquista demonstram o nosso compromisso contínuo com o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável —afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil.
A estrutura de Blumenau está equipada com tecnologias digitais e de sustentabilidade integradas, impulsionadas pela plataforma EcoStruxure®, da Schneider Electric, que conecta dispositivos e sistemas em toda a empresa e permite a coleta e a análise de dados.
Eletrificação abrangente —A eletrificação na planta foi abrangente: até os veículos de movimentação interna são movidos sem combustíveis fósseis e foram implementadas estações de carregamento para veículos elétricos, beneficiando tanto as operações quanto os visitantes.
Para fortalecer a eficiência energética e garantir atividades ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental, a fábrica utiliza a plataforma EcoStruxure Asset Advisor, da Schneider Electric, para monitorar o desempenho e a confiabilidade das subestações elétricas, integrada ao software Power Monitoring Expert, que gerencia detalhadamente o consumo de água e energia da instalação, proporcionando um controle otimizado e insights para eficiência energética contínua.
—O plano de transição para processos eletrificados, que combinou os nossos investimentos em novos ativos, atualização de ativos antigos e soluções digitais, trouxe ganhos significativos em produtividade, eficiência operacional e energética”, diz Rossi. “Chamamos isso de Eletricidade 4.0, que representa a convergência do elétrico e do digital em escala para mais eficiência e descarbonização, resultando em uma energia mais inteligente e verde, portanto mais sustentável— completa.
Com cerca de 2,2 mil colaboradores, a Schneider Electric no Brasil conta com três fábricas, um escritório administrativo e dois centros de distribuição. A companhia opera com mais de dez mil pontos de venda e completa 77 anos de presença no país em 2024, consolidando sua trajetória como líder em inovação e sustentabilidade no setor de energia e automação. | www.se.com/br.