bola-futebol2

07/01/2025

CBF anuncia a seleção do Brasileirão 2024

Estêvão é a revelação e Luiz Henrique é eleito o melhor jogador do campeonato.

A Seleção do Brasileirão 2024, divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol, destacou amplamente os jogadores do Botafogo, que foi campeão da competição e dominou a lista com cinco atletas selecionados.

Os destaques ficam para Luiz Henrique, também do Fogão, que foi eleito o melhor jogador do campeonato, enquanto Estêvão, do Palmeiras, premiado como a revelação do torneio.

O time ideal do campeonato em 2024 ficou assim:

Goleiro: John (Botafogo); • Lateral-direito: Wesley (Flamengo); • Zagueiros: Alexander Barboza e Bastos (ambos do Botafogo); • Lateral-esquerdo: Bernabei (Internacional); • Volantes: Gerson (Flamengo) e Marlon Freitas (Botafogo); • Meias: Rodrigo Garro (Corinthians) e Alan Patrick (Internacional); • Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo) e Estêvão (Palmeiras); • Técnico: Artur Jorge (Botafogo).

Além da eleição de Luiz Henrique como craque e de Estêvão como revelação, outros jogadores foram destaques individuais por conta do desempenho no Campeonato Brasileiro: Rodrigo Garro, meia corintiano que está no time ideal, deu dez assistências e foi o principal garçom do Brasileirão, enquanto Yuri Alberto (também do Corinthians) e Alerrandro (Vitória) dividiram o prêmio de artilheiro com 14 gols cada.

Bola de Prata elege seleção similar, mas diverge no prêmio de melhor jogador Outra eleição extremamente conceituada é a tradicional “Bola de Prata”, promovida pela ESPN Brasil. Nesse ano a eleição trouxe uma escalação relativamente similar — mantendo também Arthur Jorge no comando do time ideal — mas apresentou três divergências frente a lista da CBF.

Na lateral-direita, William, do Cruzeiro, foi o eleito. O meio de campo também teve alterações, com Gerson dando lugar a Jefferson Savarino, meia venezuelano do Botafogo. Mas, para muitos, a escolha mais polêmica foi a preferência pelo zagueiro Gustavo Gómez (Palmeiras) frente à Barboza na seleção da Bola de Prata.

Quanto à Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do campeonato segundo essa eleição, o garoto Estêvão foi o escolhido no lugar de Luiz Henrique — com a jovem jóia palmeirense ganhando também o posto de revelação do ano para o canal esportivo.