angelica-laureano

03/01/2025

Angélica Laureano é a nova presidente da TBG

A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) comunica a posse da nova presidente da empresa, Angélica Garcia Cobas Laureano, realizada no dia 30 de dezembro de 2024 (segunda-feira) na sede da TBG, no Rio de Janeiro. Foi empossado ainda Gustavo Passos Elias no cargo de diretor Técnico. Henrique Andrade Trinckquel Filho, diretor Financeiro, e Jorge Roberto Abrahão Hijjar, diretor Comercial, foram reconduzidos aos seus postos. Os mandatos são de dois anos, com encerramento em 30 de dezembro de 2026.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou, durante a cerimônia, que a trajetória profissional de Angélica Laureano é marcada pela inovação, pela gestão responsável e pela capacidade de construir pontes entre diferentes áreas, sempre com foco na sustentabilidade e no crescimento da companhia. —Esses atributos são exatamente o que a TBG precisa para continuar avançando e desempenhando um papel fundamental na transição energética que estamos liderando —pontuou a presidente da Petrobras.

Magda Chambriard acrescentou ainda que a posse de Angélica Laureano representa o compromisso da Petrobras com a diversidade e ampliação do papel feminino na corporação da estatal. Por fim, disse que a experiência, visão estratégica e paixão de Angélica Laureano pelo que faz serão —determinantes para que a TBG alcance novos patamares de excelência e continue sendo um pilar para o desenvolvimento do mercado de gás natural no país—.

Entre a Magda Chambriard, presidente da Petrobras, e Angélica Laureano, presidente da TBG, estão os diretores da Transportadora: Henrique Andrade Trinckquel Filho (Financeiro); Jorge Roberto Abrahão Hijjar (Comercial); e Gustavo Passos Elias (Técnico)

Sobre a TBG, Magda Chambriard afirmou que a Transportadora oferece uma fonte confiável de transporte de gás natural, essencial para o funcionamento de indústrias, usinas termelétricas e o abastecimento de veículos e residências. —A TBG não é apenas uma operadora de infraestrutura, mas uma peça-chave no avanço do mercado de gás brasileiro. Sua atuação fortalece a segurança energética, promove a transição energética e impulsiona o desenvolvimento econômico, consolidando seu papel no setor de energia —afirmou a presidente da estatal.

Em seu discurso de posse, a nova presidente da TBG afirmou que o grande desafio da empresa é o seu plano de crescimento. Detalhou que, no curto prazo, o foco é realizar os investimentos de Classe de Locação e nova Ecomp do Sul, além de reavaliar os novos investimentos de ampliação, seja do trecho Sul ou para Minas Gerais. —Outro tema que devemos explorar é o da transição energética. O gás natural continua sendo a alternativa de substituição de outros combustíveis, mas não podemos deixar passar oportunidades de investimentos em transporte de biometano produzido no entorno do gasoduto e que tenham potencial de escalabilidade— frisou Angélica Laureano.

Perfil — Angélica Laureano é engenheira metalúrgica formada pela PUC-Rio e tem MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Coppead UFRJ. Tem 44 anos de experiência profissional, dos quais 21 dedicados à gestão em áreas estratégicas da Petrobras, como Materiais, Abastecimento, Gás e Energia. Foi por quatro anos conselheira de Administração da TBG, entre 2012 e 2016; presidiu a Petrobras Gás (Gaspetro) entre fevereiro de 2015 e julho de 2017; e por seis anos, entre 2012 e 2018, integrou o Conselho de Administração da GasBrasiliano S.A.

A posse contou com a presença de diretores da Petrobras; de conselheiros de Administração da TBG; dos conselheiros fiscais da Transportadora e dos membros do Comitê de Auditoria Estatutária da TBG; do corpo executivo e colaboradores da TBG. Após a cerimônia, houve uma visita à Central de Supervisão e Controle da TBG, de onde é feita a operação remota do Gasoduto.