A Light lançou no dia 27 de dezembro (sexta-feira) o edital com os procedimentos relativos para a 11ª Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética, uma iniciativa da empresa no âmbito do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e voltada para a seleção e implantação de projetos inovadores que promovam a redução do consumo de energia elétrica. O edital contemplará projetos nas tipologias de poder público, comércio e serviços e serviço público, com um total de R$ 5 milhões em recursos disponíveis.
A proposta da Chamada é incentivar iniciativas que contribuam para a preservação ambiental, promovam o uso racional de energia e ampliem ações educativas em prol da eficiência energética. Para participar, as propostas devem ser apresentadas por Empresas Especializadas em Conservação de Energia (ESCOS) ou empresas de engenharia.
O coordenador de Eficiência Energética da Light, Rodrigo Brulher, ressalta a importância da ação e a chance de promover novas ideias dentro o setor. —O conceito de eficiência energética contém um conjunto de ações que buscam a conservação de recursos não renováveis, a otimização do uso de diferentes fontes de energia além do combate ao desperdício, com essas premissas, já sabemos que bons projetos podem se destacar nesta Chamada. E para a Light, quanto mais diversificado e inovador for o projeto, maior será seu impacto e relevância para a sociedade—.
Os interessados em contribuir com iniciativas que promovam os pilares da Chamada Pública poderão realizar o credenciamento pelo site até 12 de maio de 2025 e enviar as propostas de projetos até 30 de maio de 2025. Todos os detalhes, prazos e critérios podem ser encontrados no site da Light (https://shre.ink/bRzB ) e no ambiente de gestão da CPP (https://shre.ink/bRzs ).
Cronograma de participação: Credenciamento das empresas participantes: até 12 de maio de 2025; Submissão das propostas de projetos: até 30 de maio de 2025; Divulgação dos resultados: 27 de junho de 2025.