Estudantes do curso de Engenharia de Transportes aplicaram seus conhecimentos para contribuir com o futuro do transporte hidroviário.
A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, e o curso de Engenharia de Transportes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) finalizaram, no dia 16 de dezembro, o evento de encerramento da primeira edição do Hackathon Criando Soluções Inovadoras. A iniciativa teve como objetivo unir teoria e prática, desenvolvendo habilidades profissionais e acadêmicas para que os participantes tivessem a oportunidade de enfrentar e resolver desafios reais nas áreas de logística e operação hidroviária, tecnologia e sustentabilidade. A conclusão resultou em propostas inovadoras para melhorar as operações e promover o desenvolvimento da companhia.
Das doze equipes inscritas, 5 apresentaram soluções e foram avaliados por um time de 18 profissionais de perfil multidisciplinar com base nos critérios de inovação, viabilidade técnica, impacto e apresentação. Os graduandos apresentaram projetos relacionados à sustentabilidade e à eficiência nas operações portuárias e fluviais.
A equipe AHC, vencedora do Hackathon, apresentou ideias diferenciadas para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa e criou uma ferramenta para otimizar a gestão de frotas no transporte hidroviário, adaptando-se às mudanças climáticas. A equipe apresentou quatro soluções: um catalisador adaptável, painel de controle inteligente e carregadeira elétrica, todos com potenciais significativos para redução de emissões de GEE.
Já para gestão de frotas e mudanças climáticas foi proposta uma calculadora de barcaças, um aplicativo para planejamento fluvial, considerando calado, peso máximo e tempo de viagem.
—As ideias apresentadas estão alinhadas aos desafios enfrentados pela Hidrovias do Brasil e podem ser adaptadas às nossas operações. Estamos orgulhosos por termos contribuído para o crescimento desses jovens talentos e contentes com o sucesso do Hackathon. Investir em educação é chave para a inovação e o progresso sustentável no setor de logística e transportes e para a construção de um futuro melhor— destaca Mariana Yoshioka, diretora de Engenharia e Inovação da Hidrovias do Brasil.
Todos os participantes receberam reconhecimento pelo empenho, e as três equipes geradoras das melhores soluções foram premiadas com mentoria de carreira, três vagas de estágio remunerado de verão —15 de janeiro 2025 a 15 de fevereiro de 2025— na Hidrovias do Brasil, apoio financeiro e uma visita técnica guiada na operação da empresa no Porto de Santos.
O Hackathon teve como objetivo oferecer a oportunidade de aprender, se conectar e contribuir para o futuro do transporte hidroviário, reforçando o compromisso da Hidrovias do Brasil em incentivar a inovação e a sustentabilidade, conectando talentos acadêmicos às demandas reais do mercado.
Hidrovias do Brasil — A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milhões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 2,5 milhões de toneladas por ano.
A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 — demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. | www.hbsa.com.br.