ligia-mackey

21/12/2024

Foco no profissional é aposta assertiva do Crea-SP

Nos últimos 12 meses, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) seguiu avançando em termos de eficiência e inovação. Neste período, transformamos desafios em oportunidades e reafirmamos nosso compromisso com os profissionais que movimentam as áreas das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores.

Foi o meu primeiro ano de gestão neste que é considerado o maior conselho de fiscalização profissional da América Latina. E foi um período marcado por uma cultura organizacional focada na excelência da prestação de serviços, com uma transformação profunda e foco absoluto na melhoria da experiência dos registrados. Otimizamos nosso atendimento, digitalizamos processos e aumentamos a eficiência de sistemas e programas, sempre guiados pelo objetivo de tornar o Crea-SP mais ágil, acessível e alinhado às necessidades da sociedade.

Os resultados são expressivos: reduzimos em 80% o tempo de resposta aos protocolos, duplicamos o atendimento às solicitações e reativamos mais de 6 mil registros, além de registrar outros 16 mil novos profissionais. Emitimos mais de 6 mil pedidos de visto e aceleramos os processos com uma redução de 40% no tempo médio de julgamento em primeira instância.

Entre as inovações mais marcantes, temos a implementação da assinatura digital das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) via GovBR, o que simplificou o dia a dia dos profissionais. Lançamos também novas plataformas para as ARTs e Certidões de Acervo Técnico (CATs), promovendo uma experiência automatizada, integrada e com emissão mais rápida para quem precisa dos documentos com agilidade. Ainda em relação aos sistemas, inserimos algumas funcionalidades no aplicativo de registro profissional, que tornaram o processo mais prático, como a captura de foto diretamente na plataforma.

A fiscalização também ganhou destaque com a integração e maior eficiência baseada em dados. Compartilhamos a nossa expertise e aprendemos com outros estados na ação de força-tarefa nacional promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O nosso compromisso com a sustentabilidade, por sua vez, nos levou a poupar mais de 10 mil árvores com a digitalização de processos, além de atingir metas de compensação ambiental por meio de projetos que priorizam o uso consciente de recursos naturais e o plantio de mudas de árvores para o sequestro de carbono da atmosfera. Um dos projetos, aliás, incluiu a substituição gradual de fluxos de trabalho em papel por soluções digitais em todas as áreas do Conselho, reduzindo significativamente o impacto ambiental das nossas operações.

No campo da educação, alcançamos mais de 15 mil estudantes com palestras, workshops e programas educacionais que promovem a aproximação das futuras gerações com as profissões tecnológicas, como o Estágio Visita, que se tornou uma referência, e o CreaDay. Além disso, o programa Crea-SP Capacita proporcionou 280 horas de aprendizado, tanto em cursos on-line quanto presenciais, que chegaram até aos profissionais com vasta experiência.

Nosso 2024 foi marcado pela realização de eventos transformadores, como os fóruns temáticos que reuniram mais de 7 mil participantes para debater políticas públicas e a participação dos profissionais no planejamento urbano. Outro marco foi o impacto do Programa Mulher, que alcançou 11 mil profissionais ao fortalecer a inclusão e a diversidade, com a promoção de mentorias, debates e campanhas de conscientização sobre igualdade de gênero.

Com foco na empregabilidade e na conexão entre profissionais e empresas, reformulamos o Banco de Talentos. A plataforma foi redesenhada para facilitar a inserção no mercado de trabalho, criando oportunidades de carreira e ampliando as redes de conexão entre profissionais e recrutadores. No âmbito das vantagens oferecidas aos profissionais, o Clube de Vantagens garantiu anuidade zero para mais de mil pessoas, promovendo alívio financeiro e acesso a benefícios exclusivos.

E esse é apenas o começo. Nosso compromisso é continuar evoluindo, fortalecendo o Crea-SP como um Conselho cada vez mais ágil, moderno e conectado às necessidades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. Juntos, estamos construindo um futuro mais inovador, eficiente e inclusivo para todos.

Por: Lígia Mackey, engenheira civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP). | Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.