Operação envolve ativos em dez estados, consolidando a liderança da Brasol na transição energética no Brasil.
A Brasol, companhia com atuação consolidada em ativos de transição energética, tendo a Siemens e BlackRock como principais acionistas, anuncia a aquisição de 31 projetos de geração solar distribuída da Raízen, com capacidade nominal instalada de até 128 megawhatt-pico (MWt). Os ativos estão localizados em dez estados brasileiros e é uma das maiores transações já realizada no setor de geração solar distribuída no país. A Raízen será responsável pela construção dos ativos, enquanto a Brasol assumirá a operação após sua conclusão.
Os projetos adquiridos possuem contratos de locação com a própria Raízen até dezembro de 2045, garantindo previsibilidade e estabilidade de receitas no longo prazo. A operação já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas depende de algumas condições precedentes para ser finalizada. —Essa transação reforça nossa estratégia de consolidar a Brasol como o principal player no mercado de geração solar distribuída e um dos maiores agentes da transição energética no Brasil— afirma Ty Eldridge, CEO da Brasol.
Com o apoio de seus acionistas de referência, Siemens e BlackRock, a Brasol tem ampliado sua presença no setor de energia renovável, investindo em projetos que promovem a descarbonização e a sustentabilidade. A aquisição dos ativos da Raízen fortalece o portfólio da empresa, que já conta com usinas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de soluções de conexão à rede, como subestações e linhas, de armazenamento de energia e carregamento de veículos elétricos.
—Uma das estratégias da Brasol é investir em projetos solares que já estão licenciados e prontos para construção, além de adquirir ativos operacionais. Essa transação não só amplia nossa capacidade instalada, mas também reafirma nosso compromisso com a transição energética no Brasil, em linha com as metas globais de nossos acionistas— complementa Eldridge. Segundo o executivo, a estratégia de alocação de capital da Brasol em ativos de infraestrutura de transição energética está sendo uma grande alavanca de valor para seus investidores e para parceiros que buscam soluções inovadoras na execução de investimentos em geração de energia, conexão a rede ou armazenamento.
A empresa tem se destacado no mercado por sua capacidade de desenvolver parcerias estratégicas com players locais e internacionais, garantindo a execução de projetos de alta qualidade e sustentabilidade. A parceria com a Raízen é mais um exemplo de como a Brasol busca se aliar a empresas que compartilham de sua visão de inovação e responsabilidade socioambiental.
Brasol — A Brasol é uma das principais desenvolvedoras, investidores e operadoras de infraestrutura de transição energética no Brasil, com um portfólio que inclui energia solar, subestações, linhas de transmissão, carregamento de veículos elétricos e sistemas de armazenamento. Apoiada pelos acionistas Siemens e BlackRock, a Brasol fornece infraestrutura de energia em contratos de locação de desempenho que geram eficiência de custos de energia, confiabilidade e sustentabilidade para clientes comerciais e industriais. E, por meio de suas iniciativas estratégicas no mercado de capitais, a Brasol oferece aos investidores oportunidades de retornos atraentes e ajustados ao risco, apoiando a transição energética. Ao criar valor para clientes, comunidades e investidores, a Brasol está construindo o futuro da energia.