Com a completação do escopo da RNEST (SNOX, Revamp Trem 1 e Trem 2), a refinaria passará a ter capacidade de processar 260 mil barris de petróleo por dia, com acréscimo na produção nacional de diesel S-10 na ordem de 13 milhões de litros por dia.
A Petrobras iniciou a operação da Unidade de abatimento de emissões atmosféricas (SNOX) da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O abatimento de emissões permitirá que a refinaria aumente o processamento atual em 27 mil barris por dia (bpd), respeitando o limite de emissões atmosféricas definido pelo órgão ambiental local, passando de 88 mil bpd para 115 mil bpd.
A SNOX é a primeira unidade de abatimento de emissões do refino brasileiro e das Américas com a capacidade de transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em ácido sulfúrico, adicionando assim um novo produto no portfólio a ser comercializado pela companhia. O ácido produzido, dentre outras utilidades, é um importante insumo para tratamento e geração de água potável.
No processo de eliminação do SOx, a unidade produz também energia na forma de vapor, que será utilizada nas instalações da refinaria reduzindo o consumo de gás para produção de energia, contribuindo para tornar a RNEST mais eficiente energeticamente.
Ampliação da RNEST — Também estão em andamento os preparativos para início das obras do Revamp (ampliação) do Trem 1, que proporcionará aumento de 15 mil bpd de capacidade, melhor escoamento de produtos leves e maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A expectativa é concluir as obras do Revamp do Trem 1 no primeiro trimestre de 2025. A Petrobras também iniciará o processo de contratação para conclusão das obras do Trem 2, que adicionará uma capacidade de 130 mil bpd à RNEST.
Entre todas as refinarias brasileiras, a RNEST apresenta a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%). Com a completação do escopo da RNEST (SNOX, Revamp Trem 1 e Trem 2), a refinaria passará a ter capacidade de processar 260 mil barris de petróleo por dia, com acréscimo na produção nacional de diesel S-10 na ordem de 13 milhões de litros por dia.