caroline-graciani

19/12/2024

ABF anuncia nova diretora-executiva

Com expertise em franchisng e 13 anos dentro da entidade, Caroline Graciani assume cargo em dezembro de 2024.

Depois de 13 anos atuando em diversas áreas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Caroline Graciani assume, a partir de 02 de dezembro de 2024, o cargo de diretora-executiva da entidade. Carol, como é conhecida, liderou nos últimos anos a gerência de Relacionamento, Eventos e Comercial na ABF.

Com ampla experiência no setor de franchising, tendo atuado anteriormente em franqueadoras associadas, Carol possui sólida expertise em relacionamento, comercial, operações, eventos e marketing, além de desenvolvimento de produtos e serviços voltados para resultados, inovação, sustentabilidade financeira e melhoria de processos. Seu trabalho também abrange estratégias de posicionamento, canais de vendas e análise de indicadores de desempenho.

Formada em Turismo com ênfase em Eventos, MBA em Gestão Empresarial e cursando MBA em Gestão de Franquias, Carol se descreve como “uma pessoa otimista, forte, resiliente e cheia de energia para fazer acontecer”. Entre suas metas como diretora-executiva da ABF estão representar a entidade perante todos os seus stakeholders e dar suporte à nova diretoria estatutária, visando consolidar ainda mais o protagonismo da entidade no mercado de franquias.

—Meu foco de atuação será o que chamo de PPR: Pessoas, que são a essência do nosso trabalho; Processos, fundamentais para as nossas entregas; e Relacionamento, em linha com o compromisso de fortalecer as conexões com os nossos associados. Acredito que resultados consistentes só são alcançados com colaboração, inovação e olhar atento à necessidade de todos que fazem parte desse ecossistema, incluindo o time interno— disse.

—Neste momento, acreditamos que Carol Graciani reúne as características necessárias para conduzir uma entidade cada vez mais profissionalizada, além de liderar uma equipe técnica com seu vasto conhecimento sobre a ABF e o mercado— afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

ABF: a Associação Brasileira de Franchising(ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.