Vokan Seguros registrou aumento de 30% em suas operações comparadas a 2023; perspectiva é de crescer no mesmo patamar para próximo ano, afirma CEO em conferência da Honeywell em São Paulo.
O resultado positivo para a Vokan Seguros em 2024 vai de encontro ao crescimento da aviação executiva no país. O Brasil tem a segunda maior frota do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Levantamento feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) aponta que em agosto deste ano o país tinha 10,1 mil aeronaves utilizadas pela aviação executiva, contra pouco mais de 9,7 mil no mesmo período de 2023.
A Vokan atua no mercado há mais de dez anos e tem mais de 3 mil clientes em sua carteira. A empresa registrou um crescimento entre 25% e 30% no número de seguros aeronáuticos neste ano. Para 2025, a empresa prevê crescer na mesma porcentagem. Para se preparar, a empresa contratou duas novas pessoas para o time de vendas da divisão de seguros aeronáuticos e investiu em uma consultoria estratégica, que envolve também um programa de desenvolvimento de líderes.
Para Luiz Eduardo Moreira, o Duda, CEO da Vokan Seguros, a expectativa para 2025 é que o mercado de aviação continue aquecido. —O número de aeronaves continuará a crescer no Brasil no ano que vem, e isso trará novas oportunidades de negócios com novos clientes—.
A Vokan participou no início de dezembro da segunda edição do Honeywell Operators Conference, encontro voltado à aviação executiva que trata de temas como tendências e inovações tecnológicas no segmento realizado em São Paulo (SP). O evento serviu também para o lançamento da 33ª edição do relatório “Global Aviation Outlook”. O documento prevê a entrega de cerca de 8.500 aeronaves executivas nos próximos dez anos no mundo, em negociações que podem superar US$ 280 bilhões.
A Honeywell é uma tradicional fabricante de aviônicos e fornecedora de motores e soluções tecnológicas para aviação em geral, e aproveitou o encontro para avaliar o panorama atual da indústria e gerar planos de ação de curto, médio e longo prazos, que possam contribuir para garantir a continuidade de seus negócios.
O CEO da Vokan participou do evento como palestrante e aproveitou para falar do mercado de aviação e da importância do seguro para aeronaves. —Foi um encontro com uma audiência extremamente qualificada, com a participação de grandes parceiros e clientes fiéis. Uma ótima oportunidade para apresentar a importância do seguro aeronáutico para um mercado que não para de crescer, felizmente—.
A conferência também deu uma visão geral do mercado, bem como sessões e palestras sobre orientação de manutenção, motores, navegação de segurança com pilotos e a evolução da conectividade via satélite para a aviação. Além da Vokan Seguros, outras empresas também participaram do evento, como Timbro Trading, Duncan Aviation, StandardAero e Bombardier. Um dos apresentadores durante a conferência foi Bruce Dickinson, piloto comercial e de jatos executivos, historiador e entusiasta da aviação e vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden.
Dados do setor — Dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) também mostram que, dentre as 10,1 mil aeronaves utilizadas na executiva, mais de 680 são destinadas ao táxi-aéreo, uma das modalidades da também chamada aviação de negócios. Sozinhas, elas ultrapassam a frota de aviação comercial brasileira, que em agosto passado registrava 531 unidades. São 145 empresas atuando no setor executivo, contra menos de dez companhias aéreas. E a aviação geral também supera a comercial em capilaridade: enquanto aeronaves comerciais operam em 176 localidades, aviões e helicópteros executivos podem pousar e decolar em todos os 3.756 aeroportos e 1.365 helipontos do país.
Dentre as mais de 10,1 mil aeronaves em operação, 5,8 mil são aviões com motores a pistão (0,3% de crescimento no período), 1,9 mil com motores turbo-hélice (19% de crescimento) e 907 a jato (9% de crescimento); 1,2 mil helicópteros com motores com turbina (12% a mais) e 242 a pistão (2% de crescimento).
Vokan — A Vokan Seguros nasceu em 2013 como uma corretora boutique e é especializada nos seguintes segmentos de seguros: aeronáutico, náutico, agrícola e linhas financeiras e personal. A corretora tem como lema estar sempre próxima dos seus clientes, realizando uma consultoria completa de riscos nos segmentos em que atua. Atualmente possui mais de 3 mil clientes na carteira, três filiais próprias e diversos representantes espalhados pelo país. | www.vokan.com.br.