Pelo 16º mês em outubro. Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) mostra que, há 16 meses, os supermercados fluminenses ampliam suas receitas.
Os supermercados do estado do Rio de Janeiro apresentaram alta de 5,3% nas vendas do mês de outubro, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 16º mês consecutivo em que os supermercados apresentaram crescimento das vendas superior à média do varejo fluminense. Ou seja, há mais de um ano e quatro meses que os supermercados do estado do Rio ampliam suas receitas todos os meses. O bom desempenho do setor de supermercados (+5,3%) direcionou a alta do varejo fluminense em outubro (+3,4%). Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a consultoria econômica da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), no acumulado do ano até outubro, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 4,9%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo período de 2023. Destaca-se que esse bom desempenho ocorreu sobre uma base já elevada, uma vez que o setor também registrou expressivo crescimento nas vendas nesse mesmo período em 2023 (+5,6%).
Para Fábio Queiróz, presidente da Asserj, os dados da pesquisa comprovam a força e a importância do setor supermercadista no cenário econômico fluminense. —O resultado do setor de supermercados (+4,9%) tem contribuído para o crescimento da receita varejista fluminense. Nosso segmento vem impactando positivamente na receita do varejo fluminense em sua totalidade em 2024 (+1,7%). Há mais de um ano, os supermercados do estado do Rio ampliam suas receitas todos os meses. Importante recordar que as vendas do varejo fluminense caíram em 2023 (-0,2%), pelo terceiro ano consecutivo, ao contrário da alta registrada nos supermercados (+5,6%) — ressalta Queiróz.
As vendas dos supermercados ao nível nacional também apresentaram forte crescimento em outubro (+6,1%), na comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo mostra que todas as 12 unidades da federação pesquisadas registraram aumento das vendas. Segundo o levantamento, o maior crescimento foi observado na Bahia (+14,4%) e o menor em Minas Gerais (+2,9%). O Rio de Janeiro (+5,3%), por sua vez, apresentou o terceiro menor desempenho nacional e inferior à média brasileira (+6,1%).