trem-maria-fumaca-vli

13/12/2024

VLI e Amigos do Trem assinam contrato para operação de trem de passageiros no Rio de Janeiro

Para viabilizar a operação, companhia investiu cerca de R$ 40 milhões na malha férrea, além de ceder gratuitamente quatro locomotivas para a ONG. O trem de passageiros vai conectar as cidades de Três Rios e Sapucaia.

A VLI — companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, e a ONG Movimento Nacional Amigos Do Trem, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), assinaram Contrato Operacional Específico (COE), que regula a possibilidade de operação de um trem de passageiros conectando as cidades de Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, possibilitando, assim, uma nova rota turística sobre trilhos no país, que será operada e administrada sob a responsabilidade da Amigos do Trem. Após a assinatura, realizada em Brasília, o COE será encaminhado para a Agência Nacional do Transporte Terrestre (ANTT), responsável pela análise e autorização da operação. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério dos Transportes.

—A assinatura representa o entendimento entre VLI e a Amigos do Trem, referente a obrigações e responsabilidades operacionais, que entrará em vigor após a expressa autorização da ANTT para o transporte de passageiros com finalidade turística e histórico-cultural, nos termos da Resolução ANTT 5975/2022. A devolução de trechos não operacionais prevista na proposta de renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica poderá originar novas possibilidades de operação similares, uma vez que a concessão é vocacionada para o transporte de carga geral—afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

Para a viabilização operacional do COE pela Amigos do Trem, a VLI cedeu gratuitamente quatro locomotivas, uma oficina ferroviária em Recreio (RJ), pátios e linhas de manobra e realizou a recuperação da via permanente do trecho, com a substituição de cinco mil dormentes, entre outros itens. Os vagões que farão o transporte de passageiros integram o acervo da Amigos do Trem e serão transportados pela VLI até a cidade de Três Rios, em um prazo de 120 dias contados a partir da assinatura do COE. Ao todo, a companhia investiu cerca de R$ 40 milhões no recondicionamento do trecho — o valor não inclui as locomotivas e o guindaste.

—A Amigos do Trem agradece à VLI por contribuir para que o projeto, dentro de toda a sua complexidade, se tornasse realidade, bem como o empenho de municípios, empresas e demais entes públicos, além de voluntários da Amigos do Trem e todos aqueles que já passaram pela nossa história. É uma grande satisfação participar da construção de um novo capítulo do turismo ferroviário no Brasil —afirma Cyntia Nascimento, presidente da ONG.

O percurso do trem de passageiros tem extensão total de 36 quilômetros e é considerado promissor do ponto de vista turístico, em razão da relevância histórica da região de Três Rios e Sapucaia, que reúne ainda paisagens naturais e se encontra nas proximidades de outros centros urbanos.

VLI — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.