Empresa foi premiada por suas práticas de redução de emissões e gestão ambiental em sua unidade no Paraná.
Pela primeira vez, a Japan Tobacco International (JTI) foi contemplada com o Selo Clima Paraná, um reconhecimento estadual que premia as boas práticas em sustentabilidade e gestão ambiental. A entrega oficial da certificação aconteceu no início de dezembro, em uma cerimônia em Curitiba, reunindo representantes de municípios, empresas e organizações que se destacaram pelo seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação dos recursos naturais. Em nove anos, o selo já foi entregue para mais de 490 organizações.
A JTI, que já é reconhecida por suas ações ambientais, como a certificação ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e o prêmio Nature Positive conquistado pela unidade de São Mateus do Sul (PR), alcançou a certificação máxima do Selo Clima Paraná: o nível A. A empresa se inscreveu com uma série de iniciativas sustentáveis, incluindo a implementação de energia solar em sua planta e a reciclagem de quase a totalidade de seus resíduos. Na unidade de São Mateus do Sul, por exemplo, 50% da energia elétrica consumida vem de fontes solares, o que contribui diretamente para a redução da pegada de carbono da operação.
Em termos de consumo de recursos, a JTI tem feito progressos significativos: além do uso de energia solar, cerca de 95% da frota da empresa utiliza combustível renovável como o etanol. E a JTI mantém um índice de reciclagem superior a 99%, refletindo seu compromisso com a economia circular e a gestão eficiente dos resíduos.
Cristian Santos, gerente de segurança e meio ambiente da JTI, comentou sobre a conquista: —Receber o Selo Clima Paraná é um reconhecimento importante do nosso compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade. É um reflexo do trabalho contínuo que nossa empresa realiza para minimizar impactos e promover uma gestão ambiental eficiente. Estamos muito orgulhosos de alcançar o nível máximo dessa certificação—.
O prêmio — Criado em 2015 pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), o Selo Clima Paraná tem como objetivo reconhecer as organizações que adotam práticas ambientais sustentáveis. A certificação é concedida após a apresentação de resultados de monitoramento e medidas de mitigação implementadas pelas empresas e entidades públicas e privadas, que concorrem em diferentes categorias, como Mercado Interno e Mercado Externo.
JTI — A Japan Tobacco International (JTI) é uma das empresas internacionais líderes em tabaco e cigarro eletrônico. Possui operações em mais de 130 países. É proprietária de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também é um dos principais players no mercado internacional de cigarro eletrônico e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 46 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por dez anos consecutivos. No Brasil, são mais de 1,5 mil colaboradores em 10 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de cerca de 12 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, Djarum e Camel, esta última também exportada para a Bolívia. É Top Employer Brasil desde 2018 e, em 2022, ficou em #1 no ranking nacional, repetindo a conquista em 2023. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores. Por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo. | www.jti.com/brasil.