alexandre-pierro

10/12/2024

PALAS é primeira empresa brasileira certificada na ISO 56001

Consultoria é pioneira na ISO de Inovação no Brasil.

Em casa de ferreiro, o espeto precisa ser de titânio. Ficar parado, em um mercado volátil e dinâmico, não é uma opção. Se manter atualizado às tendências globais é o que reforça a inovação e destaque corporativo. Incorporando essa premissa, a PALAS, consultoria pioneira na ISO de Inovação no Brasil, acaba de se tornar a primeira empresa nacional certificada na ISO 56001, norma de requisitos para o desenvolvimento deste modelo de governança de inovação. A certificação foi realizada pela DNV, uma das maiores certificadoras do mundo.

Fundada em 2017 por Alexandre Pierro (foto) e Marília Cardoso, a PALAS nasceu com um propósito claro: levar a inovação a cada vez mais empresas. Com essa bússola, participou do processo de desenvolvimento da ISO de Inovação, em conjunto com o grupo internacional ISO TC/279 — se tornando a primeira consultoria da América Latina a obter a certificação desta metodologia internacional. Mas, os reconhecimentos não pararam por aí.

A chegada da ISO 56001 no mercado representou um marco importante para pavimentar a estrada da inovação no mercado. Segundo Pierro, ao contrário da ISO 56002, norma de diretrizes que aponta boas práticas para empresas que desejam inovar, a 56001 tende a ser um pouco mais rigorosa, sendo uma norma de requisitos, com maior reconhecimento de mercado.

Os conceitos podem parecer semelhantes, mas, na prática, a profundidade da ISO 56001 é bem maior. —Ela abrange critérios de cultura e engajamento, gestão de incertas, além de propriedade intelectual com conceitos bem mais estruturados, capazes de conduzir os caminhos a serem seguidos de uma forma mais imperativa, com foco nos resultados. Por isso, decidimos realizar a migração da 56002 para ela, mantendo nossa premissa de pioneirismo no mercado— ressalta.

A migração para esta norma vai ao encontro do que a própria consultoria repassa a seus clientes, vivenciando, na prática, a atualização e manutenção dos processos conforme as demandas globais por inovação. Neste processo, a consultoria aplicou uma metodologia própria desenvolvida com base nos pilares da ISO e, para garantir que todos os requisitos fossem atendidos, a PALAS passou por uma rigorosa auditoria de certificação conduzida pela DNV, certificadora presente em mais de 100 países.

Sua chegada ao mercado de inovação, segundo Pedro Gandhi, executivo de Vendas da DNV, é um marco importante na trajetória da já tão reconhecida certificadora. —Estamos muito contentes em contribuir com o processo de certificação da ISO 56001, assegurando que as empresas estejam em conformidade com as boas práticas estabelecidas e, com isso, tenham máxima eficácia na geração de valor perante seu crescimento contínuo e sustentável—celebra.

No Brasil, grandes nomes do mercado já adotaram a ISO 56002, como a OEC, Grupo Boticário, MZF4, TMG e Atento. Agora, com a vinda da ISO 56001, a tendência é que vejamos um movimento de migração e adoção desta norma. Em breve, poderemos ter grandes cases de sucesso da ISO 56001 por aqui. —Essa conquista reafirma nosso compromisso com a inovação e a governança estratégica, fundamentada em cultura, processos e tecnologia, além de mostrar que colocamos em prática aquilo que pregamos para nossos clientes. Temos certeza de que a 56001 contribuirá para que cada vez mais empresas inovem com êxito. No que depender de nós, estaremos preparados para conduzi-las nesta trajetória finaliza Pierro.

A ISO de inovação — A ISO de inovação é uma metodologia internacional de governança para a inovação que vem sendo adotada por empresas de todos os portes e segmentos ao redor de todo o mundo. Estima-se que mais de 400 companhias já adotaram o modelo, sendo mais de 10 apenas no Brasil. Há casos de indústrias, serviços e até empresas públicas. Baixe o e-book e leve essa ferramenta de gestão para sua empresa também. | www.isodeinovacao.com.br