E é recorde histórico, com o maior lote de fertilizantes descarregado em navio de grande porte.
O Porto do Itaqui marcou um momento histórico desde o dia 1º de dezembro (domingo), ao receber no berço 99 o navio Affinity Diva, com quase 80 mil toneladas de fertilizantes, oriundo da China.
Essa é a maior carga do tipo descarregada em um único navio no porto, consolidando sua posição como um dos principais hubs de fertilizantes no Brasil, atendendo à crescente demanda do agronegócio nacional.
Somente neste ano de 2024, o Porto do Itaqui já movimentou 3.613.260 toneladas em fertilizantes.
Referência em logística e eficiência — O berço 99 recebeu o Affinity Diva para uma operação de alta produtividade. Utilizando guindastes de terra, a descarga ocorre a uma taxa média de 500 toneladas por hora, superando a média regional de 300 toneladas por hora.
— A eficiência alcançada nesta operação reflete a capacidade do Porto do Itaqui de atender a demandas de grande escala, oferecendo soluções ágeis e confiáveis para nossos clientes —afirmou Gervásio Reis, gerente de Logistica.
Desde a década de 1990, o Porto do Itaqui é referência na movimentação de fertilizantes, sendo um dos principais pilares para a logística dessa carga no Brasil. Com infraestrutura robusta e operação de excelência, o porto reafirma seu papel no suporte ao agronegócio, que depende diretamente dessa cadeia logística para sustentar sua produtividade.
Parcerias que fortalecem o setor —Outro destaque desta operação é a integração entre os sete clientes que compartilham a carga do navio. Todos estão instalados no Distrito Industrial da Vila Maranhão e operam em parceria, evidenciando a maturidade da comunidade portuária.
—Essa operação não apenas fortalece os clientes de fertilizantes, mas também demonstra como o Itaqui cresce junto com seus parceiros, consolidando-se como uma das melhores opções logísticas do país —Gervásio Reis, gerente de Logistica.
A carga movimentada contribuirá diretamente para o abastecimento de fertilizantes destinados a estados brasileiros e regiões estratégicas para o agronegócio brasileiro.