novo-cascavel

05/12/2024

Novo Cascavel é apresentado ao público na Mostra BID Brasil

A nova versão do blindado Cascavel será um dos destaques da 8ª edição da Mostra BID Brasil, que acontece até dia 06 de dezembro (sexta-feira) em Brasília (DF).

Essa é a primeira vez que o público terá a oportunidade de conhecer de perto as inovações tecnológicas e operacionais realizadas no veículo. O projeto é liderado pela Akaer, empresa brasileira líder em inovação nas áreas de Defesa e Aeroespacial.

Desenvolvido originalmente na década de 1970 pela Engesa, o Cascavel se tornou icônico por sua robustez e eficácia, sendo amplamente utilizado em mais de 20 países — foram produzidas mais de 2.700 unidades.

Até o momento, dois protótipos já foram entregues e outras sete unidades serão produzidas até o final de 2025.

Modernização — O Cascavel foi totalmente transformado em uma versão nova, mais moderna e potente, batizada de Cascavel NG (Next Generation). Entre as melhorias, destacam-se: Motor mais potente: garantindo melhor desempenho e eficiência operacional.

Comandos modernos: para ajuste de pressão de pneus e suspensões, adaptáveis a todos os tipos de terreno.

Sistema lançador de mísseis anticarro: aprimorando a capacidade defensiva e ofensiva do veículo.

Sistema automatizado de giro da torre e elevação do canhão 90mm com comando por joystick, oferecendo maior agilidade e precisão.

Visão situacional avançada: com câmeras proporcionando visão em 360º para o motorista, periscópios, sistema de visão noturna e luneta de visão ampliada.

Optrônicos de última geração: câmeras diurnas e termais com grande poder de zoom e plataforma giro estabilizada para busca e pontaria dos alvos.

Computador de tiro: para cálculos balísticos precisos, apoiado por telêmetros a laser, estação atmosférica, sensor de inclinação, entre outros.

Sistema de comando e controle: para comunicação e gerenciamento de missões integrado com outros veículos e dispositivos do EB.

Novo sistema de freios e ar-condicionado: proporcionando maior segurança e conforto.

Essas inovações não apenas aumentam a capacidade operacional das Forças Armadas Brasileiras, mas também destacam a Akaer como uma referência em tecnologia de defesa de ponta com expertise para projetos de reconfiguração de grandes veículos.

Potencial de Mercado Global — A revitalização do Cascavel posiciona a Akaer de maneira estratégica no mercado internacional de defesa e abre novas oportunidades, uma vez que ainda existem entre 600 a 700 unidades do blindado em operação em diversos países ao redor do mundo.

Essa vasta base operacional abre uma janela de oportunidades para a Akaer expandir o projeto Cascavel NG para além das fronteiras brasileiras, consolidando ainda mais a posição da indústria de defesa do Brasil no cenário global.

— O projeto do Cascavel NG projeta a Akaer no mercado internacional, destacando sua capacidade de inovação e excelência tecnológica, abrindo novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas — afirmou Cesar Silva, CEO da Akaer.

Durante a Mostra BID Brasil, delegações de países que ainda operam o blindado terão a oportunidade de acompanhar uma demonstração.