saguao-riogaleao

04/12/2024

RIOgaleão: Rio — Buenos Aires é o maior mercado internacional de aviação do Brasil

Nos últimos nove meses cerca de 782 mil passageiros voaram entre o Rio de Janeiro e a Argentina em voos diretos operados pelo RIOgaleão. Recorde histórico para a rota, e alta de 16% ante o mesmo período de 2023.

A rota Rio de Janeiro — Buenos Aires se consolidou como o maior mercado de aviação internacional do Brasil. Até setembro de 2024, cerca de 782 mil passageiros voaram entre o Rio de Janeiro e a Argentina em voos diretos operados pelo RIOgaleão, um recorde histórico para a rota e um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2023.

As companhias aéreas de baixo custo —low cost— têm desempenhado um papel crucial nesse crescimento, totalizando 318 mil passageiros transportados entre janeiro e setembro de 2024. Isso equivale a cerca de 40% da demanda direta GIG-BUE, destacando o impacto desse modelo na ampliação da conectividade entre os dois países.

No RIOgaleão, os viajantes podem escolher entre voos operados por seis companhias aéreas, desde aquelas que operam aviões de duplo corredor, como Emirates e British Airways, até opções ultra low cost, como Flybondi e JetSMART, além de ofertas da GOL e Aerolíneas Argentinas. Além dos voos para os dois aeroportos na região de Buenos Aires, o RIOgaleão está conectado a outras duas cidades argentinas, sendo o único aeroporto do Brasil com voos durante todo o ano para Córdoba e Rosário.

—Essa ampla oferta de voos e produtos proporciona aos passageiros diversas opções de viagem e fomenta o turismo entre as duas cidades. Além disso, é um exemplo claro de como o aumento da capacidade e diversidade de oferta estimula o turismo, impactando positivamente a economia local —ressalta Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.

Ações de incremento de demanda — O RIOgaleão tem realizado ações de desenvolvimento de demanda, como o Roadshow RioViagol, que capacitou 70 agentes de turismo argentinos em cidades como Buenos Aires, Córdoba e Rosário para promover o destino Rio no país vizinho e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como porta de entrada para o turismo.