centro-referencia-geociencias

04/12/2024

ANP autoriza investimentos para construção do Centro Científico e Cultural da Urca, Rio de Janeiro

Projeto do Serviço Geológico do Brasil (SGB) com a Petrobras impulsiona pesquisas geológicas, revitaliza estruturas culturais e coloca o Brasil em destaque na ciência global.

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) dá mais um passo para a construção do Centro Científico e Cultural da Urca, no Rio de Janeiro. No dia 02 de dezembro (segunda-feira), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a liberar recursos para as obras e compra de equipamentos para o Centro de Referência em Geociências (CRG). Além disso, a estatal poderá investir na construção das litotecas nacionais que guardarão amostras de óleo e gás do país. Uma das unidades será na Urca.

— Os laboratórios e as litotecas serão fundamentais para expandir o conhecimento geológico das bacias brasileiras, contribuindo para diversificar a matriz energética e descarbonizar o planeta —afirmou o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo. Desde o início da gestão, Melo articula negociações para avançar com os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). —A entrega desse centro, em parceria com a Petrobras, é um compromisso deste governo com a cultura e a ciência —enfatizou.

O próximo passo para tornar o projeto em realidade é a assinatura dos termos de cooperação para serem iniciadas as obras e a compra de equipamentos.

Marco nas geociências — O investimento permitirá a criação de um centro de referência em geociências que ocupará uma área de aproximadamente 2.400 metros quadrados, com um custo total estimado de R$ 71 milhões. Suas instalações incluem laboratórios especializados, como análises isotópicas de água para uso sustentável, geocronologia avançada e imageamento de alta resolução (MEV). A estrutura permitirá análises complexas, como U-Pb e Rb-Sr in situ, termocronologia e isotopias específicas, colocando o SGB no mesmo patamar dos principais serviços geológicos internacionais.

Além disso, viabilizará a instalação de uma litoteca dedicada ao pré-sal e à revitalização dos laboratórios do Museu de Ciências da Terra (MCTer), localizado na sede do SBG, no bairro da Urca, Rio de Jaeiro. O projeto também contempla a construção de uma litoteca na cidade de Caeté, em Minas Gerais.

Integração científica e cultural — Além da pesquisa científica, o Centro Científico e Cultural da Urca será um espaço voltado para exposições e atividades culturais, localizado em um dos corredores turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, próximo ao Pão de Açúcar e à Praia Vermelha.