cerveja-ashby

03/12/2024

Marca do interior de São Paulo é eleita a melhor do mundo

Em um dos maiores concursos internacionais de cerveja, pelo segundo ano consecutivo. O EBS acontece desde 2004, na Alemanha, e é famoso por ter uma avaliação rígida em relação às cervejas participantes.

A cerimônia de premiação do European Beer Star (EBS), um dos maiores concursos de cervejas do mundo, que ocorre desde 2004, na Alemanha,aconteceu no dia 27 de novembro (quarta-feira). O EBS é famoso por ter uma avaliação rígida em relação às cervejas participantes, sendo assim, apenas aquelas bebidas com pontuações altas e reconhecidas pela qualidade são premiadas. O júri responsável pelas avaliações é formado por uma equipe de profissionais renomados do setor de vários países.

Eles avaliam basicamente o aroma e o sabor da cerveja, porém, dependendo da categoria, outros critérios são avaliados como espuma, cor, sabor do malte e lúpulo. O grande diferencial da competição é o prêmio, que segue a mesma premissa das olimpíadas, ou seja, em cada categoria, apenas as três melhores colocadas são premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.

Isso faz com que a European Beer Star seja uma das competições de cerveja mais criteriosas do mundo. E mesmo com uma quantidade expressiva de competidores do mundo todo, a Ashby, cerveja criada pelo norte-americano Scott Ashby em 1993 na região de Amparo, São Paulo, conseguiu um grande feito: foi eleita a melhor cerveja do mundo na categoria ESB (English-Style Bitter), com sua Ashby Britsh Strong Ale.

Com personalidade britânica, essa cerveja possui um sabor intenso e marcante. É uma legítima puro malte com tradição das Ales inglesas, com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos. Possui um perfil maltado com notas de caramelo e amêndoas, com um toque frutado. No aroma, é possível sentir uma combinação de frutas secas e nozes, também provenientes do malte.

Mas essa não é a primeira vez que a Ashby Britsh Strong Ale é eleita a melhor do mundo em um renomado concurso internacional de cerveja.

No ano passado, ela conquistou o título de melhor cerveja do mundo na categoria Bitter com mais de 5,5% de graduação alcoólica. O detalhe é que a cervejaria brasileira conquistou o prêmio com uma cerveja tipicamente inglesa no país em que o estilo foi criado, já que o concurso acontece em Londres. No total, a Britsh Strong Ale possui mais de dez prêmios conquistados ao longo de sua trajetória.

Esse ano, até o mês de novembro, a Ashby conquistou oito prêmios em premiações nacionais e internacionais de cerveja. Com um portfólio que conta com cervejas variadas, a expectativa para os próximos anos é continuar conquistando medalhas nos concursos nacionais e internacionais e a abertura de novas lojas na capital e interior Paulista.

—Nossa Britsh Strong Ale tem sido muito aclamada ao redor do mundo, graças ao empenho de nosso mestre-cervejeiro em produzir uma receita diferenciada e única. Então ganharmos como a melhor cerveja do mundo, e consequentemente a melhor do Brasil, mesmo competindo com marcas de todos os países. É um feito que nos enche de orgulho e nos motiva a ir cada vez mais longe —afirma Scott Ashby, fundador da Ashby.

Ashby — Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.