Todos os 20 navios serão equipados com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito e variam em tamanho de 9.000 a 17.000 TEUs. As primeiras embarcações serão entregues em 2028, e a última entrega ocorrerá em 2030.
Com a encomenda de 20 navios próprios para sua frota, a Maersk prossegue com plano de renovação de frota anunciado em agosto deste ano. A A.P. Moller – Maersk (Maersk) assinou acordos com três estaleiros para a encomenda de um total de 20 navios porta-contêineres equipados com motores bicombustíveis. Combinadas, as embarcações têm capacidade de 300 mil TEUs. Com essas encomendas, a Maersk conclui os pedidos de construção de novas embarcações anunciados na atualização de agosto de 2024 do plano de renovação da frota.
— Estamos satisfeitos por termos assinado acordos para 20 navios e assim concluir a aquisição de capacidade de 300 mil TEUs anunciada em agosto. Estas encomendas fazem parte do nosso programa contínuo de renovação da frota e estão em linha com o nosso compromisso com a descarbonização, uma vez que todas as embarcações terão motores bicombustíveis com a intenção de operá-las com combustível de baixas emissões —afirma Anda Cristescu, que é chefe de Afretamento e novas construções na Maersk.
Todos os 20 navios serão equipados com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito e variam em tamanho de 9.000 a 17.000 TEUs.
—Devido aos seus diferentes tamanhos, os navios serão capazes de preencher muitas funções dentro da nossa rede futura e nos dar muita flexibilidade de implantação quando estiverem prontos para entrar na nossa frota. Uma vez implementados, substituirão a capacidade existente na nossa frota —explica Anda Cristescu.
As primeiras embarcações serão entregues em 2028, e a última entrega ocorrerá em 2030.
A atualização da frota de agosto incluiu ainda o anúncio da intenção de fretar uma série de navios bicombustíveis de metanol e gás liquefeito, totalizando 500.000 TEUs de capacidade. A Maersk finalizou agora esses contratos de fretamento com vários fornecedores de tonelagem. Quando implementados gradualmente, os navios fretados substituirão a capacidade existente.
Fatos sobre os novos pedidos de construção de 20 navios da Maersk:• 20 navios bicombustíveis encomendados com capacidade total de 300.000 TEUs; • Dois navios de 9.000 TEUs encomendados na Yangzijiang Shipbuilding, China; • 12 navios de 15.000 TEUs (seis em Hanwha Ocean, Coreia do Sul e 6 em New Times Shipbuilding, China); • Seis vezes 17.000 TEUs em navios na Yangzijiang Shipbuilding, China; • As embarcações serão equipadas com sistemas de propulsão duplo combustível a gás liquefeito.
Maersk: AP Moller – Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos de seus clientes. Como líder global em serviços logísticos, a empresa opera em mais de 130 países e emprega cerca de 100 mil pessoas. A Maersk pretende atingir net zero até 2040 em todos os seus negócios com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis de baixas emissões.