Os anéis de fricção 3M são calços pequenos e de fina espessura que podem aumentar a carga máxima e o torque de pico em conexões aparafusadas sem fixadores adicionais ou reprojetos. A 3M tem o prazer de anunciar que já fabricou e vendeu mais de 300 milhões de Anéis de fricção em todo o mundo.
—Este é um marco significativo para nós porque sabemos que os calços de fricção 3M ajudam nossos clientes a melhorar seus projetos —disse Amy McLaughlin, presidente da Divisão de Materiais Avançados da 3M. Estamos muito orgulhosos de já termos fabricado e vendido mais de 300 milhões em todo o mundo. Os calços de fricção 3M são uma solução simples para conexões aparafusadas mais fortes e estáveis—.
Os anéis de fricção 3M aumentam os coeficientes de atrito em juntas torcionais e estáticas, particularmente em aplicações automotivas. Os anéis de aço são revestidos em níquel e contêm partículas de diamante parcialmente embutidas que resistem à quebra. Quando aplicados com pressão entre duas superfícies de contato, os diamantes “mordem” cada superfície para criar um ajuste de microforma.
Isso permite um coeficiente de atrito estático até cinco vezes maior do que em uma conexão aparafusada convencional – especialmente valioso à medida que os veículos elétricos assumem o centro do palco no mercado global. Pacotes de baterias pesadas de íons de lítio combinados com torque mais alto podem frequentemente colocar consideravelmente mais pressão em juntas críticas de chassi e montagem de bateria.
Os anéis de fricção 3M se encaixam na maioria das tolerâncias de engenharia, permitindo designs leves e compactos. Eles também podem ser usados como uma solução drop-in para estabilizar juntas, tais como: Juntas de cisalhamento em chassis automotivos; Juntas de torção; Juntas de flange; Juntas com parafuso central; Conexões aparafusadas; Sistemas de fixação.
De acordo com a 3M, os engenheiros podem usar calços de fricção 3M para: -Proteger juntas críticas em chassis, suportes de bateria, suspensões e outras áreas críticas em veículos elétricos e de combustão interna;
– Otimizar o design de estruturas automotivas multi materiais para suportar cargas de força maiores sem alterar peças ou tamanhos de peças;
– Aprimorar a busca por metas de redução de peso (lightweigth) ao atingir o mesmo desempenho de cisalhamento e carga de pico usando menos fixadores mecânicos menores e mais leves;
-Gerenciar NVH (barulho, vibração e rugosidade) amortecendo micro movimentos em juntas aparafusadas, melhorando as experiências dos passageiros e aumentando a vida útil das juntas.
A 3M fornece anéis de fricção em vários graus para coeficientes de atrito específicos e requisitos de cisalhamento ou torque relacionados. Calços de fricção podem ser especificados para conjuntos de virabrequim ou eixo de comando de torção ultrafinos, ou para criar ajustes de forma mesmo através de revestimentos eletrônicos e superfícies ásperas. As soluções de pré-montagem incluem clipes internos para instalação mais rápida. Calços de fricção também podem ser desmontados e reutilizados.
3M — A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2022, a 3M atingiu faturamento bruto de R$5.1 bilhões no Brasil.