O Memorando de Entendimento foi assinado durante a visita da Princesa Astrid, da Bélgica, como parte da missão econômica do país no Brasil.
A Prumo Logística, o Porto do Açu e a empresa belga Sarens assinam um Memorando de Entendimento (MoU) para estudar soluções logísticas sobre o transporte de componentes da cadeia de energia eólica offshore no complexo porto-indústria em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro(RJ).
O MoU foi assinado no dia 28 de novembro (quinta-feira) no Palácio Guanabara, Rio de Janeiro, durante a visita da Princesa Astrid à missão econômica belga no Brasil. Este é o primeiro acordo da Sarens no país para projetos de energia eólica offshore, após atuar em diversos setores no Brasil desde 2008.
—Queremos combinar logística integrada e nos tornar um hub de operação e manutenção com custos mais competitivos para a indústria eólica offshore no Brasil —diz Mauro Andrade, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo.
Os estudos irão avaliar as melhores soluções logísticas para o transporte de turbinas, pás e outros componentes fabricados na cadeia de valor da energia eólica offshore. A logística desse equipamento exige operações específicas de içamento pesado, transporte especializado e serviços de operação de guindastes.
— Estamos entusiasmados em iniciar este novo capítulo na indústria eólica offshore do Brasil por meio da parceria com a Prumo Logística e o Porto do Açu. Este acordo representa um passo significativo para o desenvolvimento de soluções logísticas inovadoras adaptadas ao setor eólico offshore. A Sarens tem orgulho de trazer nossa expertise global em içamento pesado e transporte para apoiar as ambições do Brasil em energia renovável e ajudar a posicionar o Porto do Açu como um hub para a cadeia de valor da energia eólica offshore— disse Carl Sarens, diretor de Soluções Técnicas, Projetos e Engenharia.
O Açu está se estruturando para ser um hub de apoio à indústria eólica offshore no Brasil. O complexo porto-indústria está localizado próximo a uma das melhores regiões do país em potencial para energia eólica offshore, conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e pode aproveitar sinergias com a logística existente para o setor de petróleo e gás.
O Porto também pretende se tornar um polo de fabricação e montagem da cadeia de valor da energia eólica offshore, atraindo fabricantes de turbinas eólicas, pás e cabos.
O Porto do Açu — Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo, são 22 empresas já instaladas, entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás natural consolidadas e em expansão, o Açu busca acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.
Prumo Logística — A Prumo Logística é um grupo econômico multinegócios responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu. É controlado pelo EIG, fundo norte-americano com foco em energia e infraestrutura, e também tem como acionista a Mubadala Investment Company, um investidor ativo e inovador que aloca capital em diversos segmentos. Por meio das seis empresas do Grupo (Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA, Dome e efen) e de clientes e parceiros, o Porto do Açu atende aos setores de petróleo e gás, logística portuária e mineração. A infraestrutura tem potencial ímpar para suportar novos negócios e diversos nichos industriais de baixo carbono. Orientado pela perspectiva estratégica da Prumo, o Açu é hoje um dos maiores e mais promissores ativos de infraestrutura do Brasil.
Sarens — A Sarens é líder global e referência em serviços de aluguel de guindastes, içamento pesado e transporte projetado. Com equipamentos de última geração e engenharia de valor, a Sarens oferece aos seus clientes soluções criativas e inteligentes para os desafios atuais de içamento pesado e transporte especializado. A presença global da Sarens, sua ampla frota de guindastes e vasta experiência no transporte, içamento e instalação de turbinas eólicas tornam-na um parceiro valioso no setor de energia eólica, tanto onshore quanto offshore. A Sarens é um grupo multinacional com 100 escritórios em cinco continentes e mais de cinco mil funcionários em todo o mundo. | www.sarens.com.