producao-aco-rj3

29/11/2024

Produção de aço no Rio de Janeiro registra crescimento de 8,3% em outubro

Ante o mesmo mês em 2023. Estado acumula 7,4 milhões de toneladas de janeiro a outubro de 2024.

O Rio de Janeiro produziu 864 mil toneladas de aço em outubro, um crescimento de 8,3% da produção, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O índice mostra que o Rio de Janeiro responde por 28,1% da produção total do país. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.

—O Rio de Janeiro segue sendo destaque no setor siderúrgico, fortalecendo nossa economia e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do Brasil. Com 28% da produção nacional, reafirmamos o compromisso com a geração de empregos e o progresso industrial — celebra o governador Cláudio Castro (PL).

De janeiro a outubro, o estado acumula 7,4 milhões de toneladas produzidas, alta de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Rio de janeiro continua sendo o segundo estado, com distribuição regional da produção de aço bruto, e a distribuição regional da produção de semiacabados e laminados tanto no mês de outubro, quanto nos últimos dez meses.

— O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor nacional de aço, essencial para a construção civil e obras públicas, e seu consumo tem ligação direta com o progresso econômico — explica a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

De acordo com o Instituto Aço Brasil (IABr), a produção brasileira de aço bruto foi de 28,4 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a outubro de 2024, o que representa um aumento de 6% frente ao mesmo período do ano anterior. A produção mensal nacional, em outubro, foi de três milhões de toneladas, um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.