guarda-portuaria-portos-rio

29/11/2024

Guarda Portuária da PortosRio celebra Dia do Guarda Portuário com homenagens e reconhecimentos

A Guarda Portuária da PortosRio realizou, no dia 28 de novembro (quinta-feira), uma solenidade especial em homenagem ao Dia do Guarda Portuário, comemorado no último dia 20 de novembro. O evento aconteceu no auditório do Porto do Rio de Janeiro e reuniu a diretoria e os empregados da Autoridade Portuária, além de representantes de diversas instituições.

Durante a cerimônia, foram entregues placas de reconhecimento a profissionais que se destacaram na atuação em segurança portuária. Entre eles, Joel Steyka Silva foi homenageado por 49 anos de dedicação; Paulo Roberto Maia Brito, cedido do Porto do Pará, por sua contribuição exemplar; Silvia Regina Chaves Alves, a primeira mulher do Brasil a ocupar o cargo de Supervisora de Segurança Portuária; e Rita de Cássia Oliveira, do RIOSIS, por sua atuação na detecção de documentos falsificados.

Também foram reconhecidos o Grupo de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária (GAEX), pelo trabalho em mais de 200 manobras marítimas noturnas sem acidentes, e o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, pelo apoio contínuo e pelos incentivos que valorizam a Guarda Portuária.

—É uma satisfação participar deste momento simbólico e reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento da Guarda Portuária. Estamos investindo na aquisição de três lanchas, em capacitação e na construção de um novo prédio. Queremos garantir que a Guarda tenha as condições necessárias para desempenhar seu papel com excelência e se sinta valorizada— afirmou Francisco Martins.

O superintendente da Guarda Portuária, Amauri Carlos de Faria, destacou o apoio recebido: —Quero agradecer às autoridades e parceiros presentes. Nosso trabalho é essencial para a segurança e o comércio exterior, e isso só é possível com o respaldo que temos da presidência e das nossas equipes. A missão da Guarda é fazer do porto um local mais eficiente e seguro—.

A cerimônia contou com representantes da Polícia Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários(Antaq), Receita Federal, Marinha do Brasil, Cesportos, Anvisa, Praticagem, Ministério Público do Trabalho. Também estiveram presentes empresários do setor e representantes de sindicatos e associações de categorias portuárias e de transporte, bem como arrendatários, operadores e supervisores de segurança do Porto do Rio.