O destaque foi o início da produção na fábrica em Iracemápolis (SP), prevista para o primeiro semestre de 2025.
Em uma reunião estratégica realizada no dia 21 de novembro (quinta-feira), executivos da GWM tiveram um encontro com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Estavam presentes o presidente da GWM International, Parker Shi, e Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México; além de Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais, e Way Chien, siretor de Finanças. O encontro teve como objetivo discutir as operações da GWM no Brasil, principalmente sobre o início da produção na fábrica em Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025, além de explorar novas oportunidades de parceria com o Estado de São Paulo para fortalecer o setor automobilístico.
—Esta reunião com o Governador de São Paulo é um marco importante para nós, especialmente com a inauguração da nossa fábrica em Iracemápolis. São Paulo é um local estratégico para o nosso crescimento, e estamos entusiasmados em investir no desenvolvimento econômico local, criando empregos e promovendo inovação. A colaboração com o Governo do Estado será essencial para garantir que este projeto seja bem-sucedido e traga benefícios duradouros para a região e para os cidadãos de São Paulo —destaca Parker Shi, presidente da GWM International.
Durante a reunião, os executivos da GWM apresentaram suas perspectivas sobre o futuro da indústria automotiva global, com ênfase na inovação e no compromisso com a sustentabilidade. A GWM está em processo de ampliação de sua presença no mercado brasileiro, principalmente com o início das operações de sua fábrica no interior de São Paulo com foco em veículos híbridos e elétricos, alinhando-se às metas de desenvolvimento sustentável e mobilidade verde do país. A autotech reforçou seu compromisso de criar vagas de emprego, com o objetivo de recrutar 700 novos colaboradores até o primeiro semestre de 2025.
A montadora também apresentou seu plano de localização de peças, estimulando os fornecedores e tecnologias locais, enquanto o Governador Tarcísio de Freitas expôs sua estratégia para fomentar o desenvolvimento de fornecedores de autopeças dentro de um raio de 50 km dos polos industriais do estado, como é o caso da fábrica da GWM em Iracemápolis.
O Governador também destacou a importância do setor automotivo para a economia paulista e o papel estratégico que o Estado tem para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no Brasil. Ele enfatizou o apoio do Governo de São Paulo às iniciativas que promovem a transformação do setor, incluindo incentivos a novos investimentos e projetos de sustentabilidade.
Parker Shi e Andy Zhang reafirmaram o interesse da GWM em expandir suas operações no Brasil, destacando a importância do mercado brasileiro no cenário latino-americano e a expectativa de novos investimentos no setor automotivo, especialmente no segmento de veículos elétricos e sustentáveis.
A reunião é parte de uma série de esforços da GWM para estreitar os laços com o Brasil, visando não apenas a expansão de suas operações comerciais, mas também o desenvolvimento de parcerias estratégicas para o crescimento sustentável da mobilidade no país.
Na tarde do dia 27 de novembro (quarta-feira), os executivos da GWM tiveram uma reunião com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, em Brasília. Estavam presentes o presidente da GWM International, Parker Shi, e Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais, e Way Chien, diretor de Finanças da GWM Brasil. O encontro, que também contou com a participação do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, reforça o compromisso da GWM com o Brasil e a América Latina, além de atualizar as autoridades do governo brasileiro sobre os preparativos para o início da produção na fábrica em Iracemápolis (SP) no primeiro semestre de 2025.
Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos relacionados ao crescimento e à operação da GWM no Brasil e na região. Os executivos reafirmaram o interesse da GWM em expandir sua presença no mercado brasileiro, com investimentos em novas tecnologias e na produção de veículos híbridos e elétricos, visando também o início das exportações dentro de três anos para novos mercados na América Latina.
— O Brasil é um mercado estratégico para a GWM, e estamos confiantes de que nosso portfólio de veículos inovadores ajudará a fortalecer a indústria automotiva brasileira e promoverá o crescimento econômico sustentável — declarou Parker Shi, Presidente da GWM International.
GWM— Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.