olimpiada-eficiencia

28/11/2024

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética premia os melhores alunos do Brasil

Em cerimônia com autoridades em Brasília. Evento reúne estudantes vencedores, lideranças do setor elétrico e políticos para celebrar a educação e a sustentabilidade.

Brasília recebeu no dia 27 de novembro (quarta-feira) a cerimônia de premiação da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 que reconheceu com medalha de ouro os melhores alunos de cada estado, além dos três que melhor performaram no país —Mato Grosso do Sul (1º), Ceará (2º) e Minas Gerais (3º)—, respectivamente. Realizada no SESI Lab, o evento reuniu alunos, professores e autoridades para homenagear os oito mil estudantes ganhadores, incluindo 2.666 medalhistas de ouro, em uma disputa que mobilizou mais de 260 mil participantes do 8º e 9º ano de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os vencedores também garantiram uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.

A premiação contou com a participação de importantes figuras públicas e do setor elétrico, incluindo a deputada federal Tabata Amaral, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, os diretores Ricardo Tili e Fernando Mosna, e o presidente do Instituto Abradee de Energia, Marcos Madureira.

Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, sob coordenação do Instituto Abradee, a ONEE tem como objetivo engajar jovens no aprendizado sobre eficiência energética e sustentabilidade. Este ano, a Olimpíada foi organizada pela EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, e contou com a participação de 48 concessionárias de distribuição de energia elétrica, abrangendo todos os estados do país e o Distrito Federal.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou a importância e o impacto da iniciativa. “Estar aqui é motivo de crescimento pessoal, de amadurecimento como cidadão. Certamente, vocês serão pessoas diferentes depois dessa experiência. É uma alegria para nós podermos ajudar a transformar a vida de cada um de vocês. A eficiência energética está no centro do debate global. Como usar melhor a energia elétrica? Como respeitar o clima? Como produzir energia elétrica cada vez mais sustentável? Acredito que é muito mais fácil preparar as próximas gerações do que nos preocuparmos apenas com a nossa. E vocês, alunos, serão os cidadãos, os formadores de opinião do futuro!”, ressaltou Feitosa.

Marcos Madureira, presidente da Abradee, saudou os alunos presentes e todos os 260 mil que participaram: —Vocês, presentes aqui hoje, representam aproximadamente 260 mil colegas que participaram da Olimpíada. Parabéns pelo desafio, pela dedicação e por buscarem algo novo e diferente em suas vidas. É fundamental incentivar o conhecimento sobre eficiência energética. Que esta Olimpíada seja cada vez mais significativa e que vocês possam participar de outras competições, inclusive internacionais—.

As provas e desafios que compuseram a competição foram realizados entre 07 e 12 de outubro, abordando temas como consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e o impacto ambiental da geração de energia.

O diretor da EDP, Edson Barbosa, destacou o papel da olimpíada como uma ferramenta educativa e transformadora. —Quero saudar os professores presentes, representando todos os professores do Brasil! Parabenizo também os estudantes que corajosamente se aventuraram e triunfaram nesta jornada de conhecimento, e as instituições de ensino que eles representam. E, não menos importante, às famílias que apoiaram e encorajaram cada um de vocês. É preciso garantir uma energia limpa e sustentável para as futuras gerações. A EDP, representando as 48 empresas de distribuição de energia, tem orgulho de apoiar esta Olimpíada. A edição de 2024 foi marcada por grandes histórias de vida, conquistas e realizações. Reforçamos aqui nosso compromisso com a educação, com a eficiência energética, com a busca do uso sustentável, com os jovens, com a sociedade, com a transformação e com a inclusão social —salientou.

A deputada federal Tábata Amaral fez relato emocionante sobre sua trajetória pessoal e destacou como a participação em iniciativas similares à ONEE foram transformadoras em sua vida. “Sei o quão extraordinários vocês são e das coisas belíssimas que irão fazer, apesar de todas as dificuldades que irão enfrentar, lá na frente, não se esqueçam da escola pública, não se esqueçam das comunidades de vocês”. E acrescentou: “voem, sonhem, retribuam, na medida do potencial de vocês.”

Completando a programação inspiracional e educativa, a professora Rafaela Lima, criadora do canal Mais Ciências, palestrou aos alunos e professores sobre como a educação pode expandir horizontes e ultrapassar as fronteiras das salas de aula para o mundo.