Aquisição faz parte dos contratos fechados regularmente para manter a oferta do medicamente sem interrupção. O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes.
O Ministério da Saúde fechou acordo no dia 26 de novembro (terça-feira) para antecipar entrega de nova remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim dezembro e garantir o abastecimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
Acordo — O acordo foi fechado durante reunião da ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a gerente-geral da Novo Nordisk no Brasil, Isabella Wanderley. Com isso, 93% do volume contratado de canetas de insulina serão entregues até dezembro enquanto a previsão inicial era de 50% este ano. —Essa antecipação é importante para atender a todas as pessoas que precisam de insulinas para o tratamento de diabetes —destacou a ministra. —É motivo de orgulho sabermos que a produção da empresa no Brasil é responsável por 15% do fornecimento mundial —complementou.
A insulina a ser entregue pela Novo Nordisk é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de dois mil funcionários.
—Temos um imenso orgulho de sermos, há mais de cinco anos, fornecedores e parceiros do Sistema Único de Saúde, um dos maiores e mais bem reconhecidos do mundo ao garantir acesso a um medicamento tão importante como a insulina— afirma Isabella. —Nosso esforço em conseguirmos atender esta antecipação é sinal de nosso compromisso com o País— completa.
SUS garante oferta ininterrupta de insulina para a população —O Ministério da Saúde mantém aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, garantindo o abastecimento ininterrupto desse medicamento. Até outubro deste ano, já foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulinas regular —frascos e canetas— para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.
Atualmente, há uma situação mundial de restrição da oferta de insulina. O Ministério da Saúde atuou para que essa situação fosse superada.
— Todo cidadão ou cidadã que tiver indicação do uso da insulina, e dificuldade de acessar o medicamento nas farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, deve se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde— informam.
Novo Nordisk — Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de dois mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. | www.novonordisk.com.br