Após modernizações. Redução no tempo de permanência das embarcações e aumento na movimentação de contêineres destacam eficiência do terminal. Resultado é fruto do investimento de R$ 48 milhões realizado pela Log-In Logística Integrada no ano de 2024.
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) alcançou um aumento de 39% na produtividade operacional entre os meses de setembro e outubro de 2024, impulsionado pela conclusão das modernizações realizadas até agosto. As melhorias também resultaram na redução de 18% no tempo médio de permanência das embarcações no porto, permitindo maior rotatividade e capacidade de atendimento, além de um crescimento de 15% no volume médio de contêineres movimentados por escala.
Com um investimento de R$ 48 milhões realizado em 2024 pela Log-In Logística Integrada, administradora do terminal, o projeto de retrofit incluiu avanços significativos nas Ship-to-Shore Cranes (STS), que agora contam com tecnologias de ponta. A modernização abrangeu a implementação de sistemas avançados de automação, como o Crane Management System (RCMS), além de ferramentas como Twin de Vazio, Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e sistemas de pesagem integrados, que trouxeram mais confiabilidade e eficiência às operações portuárias.
Segundo Gustavo Paixão, Diretor de Terminais da Log-In Logística Integrada, os investimentos refletem o compromisso da empresa com a revitalização da infraestrutura e o fortalecimento da competitividade regional. —Com a modernização, o terminal não só melhora sua eficiência operacional, como também se torna um ambiente mais atrativo e funcional para clientes e parceiros. Isso reforça o papel estratégico do TVV não apenas para o Espírito Santo, mas também para todo o Brasil— destaca Paixão.
Futuramente, o TVV dará continuidade à modernização com a implantação de Sistemas de Operação Remota (RCOS) e o Simocrane TPS (Truck Positioning System), que deverão aprimorar ainda mais a segurança e o controle operacional. —A expectativa é reduzir a interação manual e otimizar o fluxo de contêineres tanto na movimentação interna quanto na interface com os navios—explica Paixão.
Além das inovações tecnológicas, o TVV conta com guindastes Mobile Harbor Crane (MHC) adquiridos em etapas anteriores do projeto de Renovação Contratual. Esses equipamentos, alinhados aos princípios ESG, podem operar com energia elétrica de fontes renováveis, contribuindo para a redução de emissões de carbono e minimizando o impacto ambiental.
O executivo destaca que as inovações reafirmam o compromisso do TVV com práticas sustentáveis e eficientes no setor portuário. —Com essas iniciativas, o Terminal de Vila Velha consolida-se como um modelo de inovação e sustentabilidade, ampliando sua capacidade de atender às demandas logísticas nacionais e internacionais, enquanto impulsiona o desenvolvimento econômico da região —finaliza Paixão.
Log-In Logística Integrada —A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. A frota atual da Log-In possui nove navios porta-contêineres próprios, com capacidade total de 24.366 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 filiais próprias e parceiras estrategicamente distribuídas, uma frota robusta com mais de 1.400 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil.
Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.