Compromisso voluntário é uma iniciativa do Instituto Ethos que visa promover um mercado mais íntegro e ético; Horiens também é signatária Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União (CGU).
A Horiens, especialista em gestão de riscos, seguros e garantias para grandes empresas, acaba de se tornar signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. A iniciativa do Instituto Ethos é um compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas, cujo objetivo é uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção.
—Ao se tornar signatária do Pacto Empresarial, a Horiens ratifica nosso compromisso com uma atuação pautada pela ética e pela integridade no ambiente de negócios e promove a prática desta cultura também em nossa cadeia de valor— pontua Marcelo Neves, CEO da Horiens.
A adesão possibilita que a empresa tenha acesso à plataforma de monitoramento do Ethos, instrumento que visa realizar diagnóstico sobre as práticas de promoção de integridade nas signatárias, gerar relatórios individuais orientadores da evolução e oferecer subsídios para o aprimoramento de práticas de integridade. —Ao se tornarem signatárias, as empresas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários e stakeholders, a fim de que seja cumprida integralmente. Além disso, se comprometem a vedar qualquer forma de suborno e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário—destaca o Instituto Ethos em sua carta de certificação.
—A atuação ética, íntegra e transparente é um dos valores da nossa cultura corporativa. A adesão ao Pacto Empresarial é mais um passo na direção de uma governança cada vez mais robusta da Horiens, já que permite o aprimoramento dos mecanismos de transparência e integridade —afirma Luiz Fernando Palaio, Compliance Officer da empresa.
O Programa de Integridade da Horiens é composto por dez medidas integradas focadas na prevenção, detecção e remediação de riscos e desvios. Além disso, a empresa conta com um Código de Conduta para integrantes e parceiros, canal Linha de Ética e documentação orientadora alinhada às leis aplicáveis e às melhores práticas do mercado. “Os programas anticorrupção e de integridade empresarial têm se destacado na agenda global de desenvolvimento sustentável. E as empresas têm um papel protagonista neste cenário, ajudando a construir e a sustentar práticas de alto valor para a sociedade. É de grande valor para a Horiens participar deste movimento e uma honra ter suas iniciativas de Integridade reconhecidas, a ponto de figurar nesta importante iniciativa do Ethos”, ressalta Palaio.
Em julho deste ano, a Horiens também aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, da Controladoria-Geral da União (CGU).Com a adesão, segundo a CGU, a empresa também sinaliza a parceiros de negócios e a toda sociedade que compreende a integridade como elemento essencial e demonstra engajamento com um ambiente corporativo mais justo e íntegro.
Horiens —A Horiens atua em projetos para os mais diversos setores da economia, como infraestrutura, concessões e PPPs, transporte e logística, energy, óleo e gás, agronegócio e química e petroquímica, entre outros. A empresa, que completou 45 anos em 2023, conta com quatro eixos principais de atuação: consultoria em Gestão de Riscos; corretagem para Seguros de Ativos e Seguros de Pessoas (Saúde e Benefícios); e Garantia, Crédito e Risco Político.