Para jovens de Santos. Ação faz parte da iniciativa social “Musicalidade na Gota”, que traz uma nova forma de aprendizado para crianças e adolescentes por meio da música.
No dia 13 de novembro (quarta-feira), colaboradores do terminal da Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, no Porto de Santos, participaram de uma atividade especial da iniciativa social “Musicalidade na Gota”, apoiada pela companhia desde 2022. A ação busca promover o desenvolvimento social utilizando a música como elemento de transformação.
Na oficina, com o apoio de representantes do projeto, cerca de 50 colaboradores tiveram a oportunidade de confeccionar instrumentos musicais com materiais recicláveis, que serão doados a crianças e adolescentes do projeto, ampliando o acervo musical para as aulas. Como parte do Compromisso Sustentável da companhia em apoiar o desenvolvimento nas regiões próximas às suas operações, a iniciativa fortalece a conexão com a comunidade local e oferece aos jovens acesso a habilidades criativas e sociais, fundamentais para a sua formação. No dia 21 de novembro, parte dos alunos do projeto realizaram uma apresentação no terminal da Hidrovias, celebrando a ação.
—Envolver os colaboradores na confecção de instrumentos musicais e acompanhar o progresso dos alunos é uma experiência muito gratificante. Essas ações fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento local, indo muito além das fronteiras da nossa operação. Queremos ser agentes de uma mudança positiva nas comunidades onde atuamos, e o apoio às instituições locais fortalece a continuidade e o impacto deste trabalho— comenta Daniel Ramos, gerente de Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil.
A Hidrovias do Brasil realiza, desde 2022, o projeto Musicalidade na Gota, que oferece gratuitamente aulas de violão e percussão para jovens de oito a 17 anos, no contraturno escolar. Por meio de atividades estruturadas, a iniciativa promove melhorias em habilidades cognitivas, emocionais e sociais. De acordo com a percepção dos pais, 50% das crianças que participaram em 2023 apresentaram um avanço integral. No total, foram 500 participantes, entre 11 meses e 17 anos, que receberam conhecimentos teóricos e práticos em violão e percussão.
Hidrovias do Brasil — A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milhões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originados em Corumbá e destinados para abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 2,5 milhões de toneladas por ano.
A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa.