certificado-suframa

22/11/2024

Suframa conquista certificação nacional de Governança na categoria bronze 3

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu, em outubro, a Certificação de Nível de Maturidade da Governança e Gestão na Categoria Bronze 3, concedida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O reconhecimento posiciona a Suframa como a primeira organização pública federal das regiões Norte e Nordeste a alcançar esse patamar, além de incluí-la entre as três mais altas qualificações do Brasil no setor.

O Modelo de Governança e Gestão Pública [Gestaopublica.gov.br], utilizado como referência para a certificação, estabelece padrões organizacionais de boas práticas de gestão que buscam aumentar a eficiência, efetividade e geração de valor. Seu principal objetivo é elevar a maturidade da governança e gestão dos órgãos que administram recursos oriundos das transferências da União, contribuindo para uma entrega mais efetiva de valor público à sociedade brasileira.

Na Suframa, o processo de avaliação foi conduzido pela Superintendência- Adjunta Executiva (SAE), gerando um diagnóstico com as informações até o ano de 2023 que resultou na implementação de ações de melhoria aprovadas pelo Comitê Estratégico de Governança da instituição. —Trata-se de um esforço institucional para a adesão às melhores práticas, com o objetivo de promover a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade— destacou o superintendente adjunto executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar.

Com uma pontuação de 68,6, o certificado recebido pela Suframa condecorou o progresso da Autarquia, indicando que “surgem muitos resultados de satisfação das partes interessadas”. A mensagem ressaltou, ainda, a importância de aprimorar os processos de relacionamento e atendimento das necessidades e expectativas do público envolvido.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que os esforços continuarão para consolidar a governança e gestão da instituição. —Nosso compromisso é intensificar as ações de melhoria, e devemos focar mais ainda nos processos de relacionamento e na capacidade de atender às necessidades da sociedade —declarou. | Layana Rios