Reúne grandes nomes do direito em homenagem ao advogado Pedro Paulo Cristofaro. A obra conta com prefácios dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux e textos de 90 autores em homenagem a seus 90 anos.
O livro “Estudos de Direito Empresarial e Arbitragem”, escrito em homenagem ao advogado e professor Pedro Paulo Cristofaro, será lançado no próximo dia 25 de novembro, (segunda-feira) a partir de 18 horas, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. A publicação comemora os 90 anos de idade do advogado e 50 anos como professor do Departamento de Direito da PUC-Rio, onde continua lecionando as bases do Direito Empresarial.
Entre os ilustres colaboradores do livro estão os Ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que assinam os prefácios, além de outros reconhecidos advogados e juristas que exaltam a importância da contribuição de Cristofaro para o Direito Empresarial.
Para o ministro Luiz Fux, Pedro Paulo Cristofaro construiu uma carreira jurídica exemplar. —Conheci o homenageado em um período de minha juventude, quando as aspirações se confundem com as dúvidas, e os horizontes parecem tão vastos quanto inatingíveis. Desde então, sua figura simbolizou integridade, sabedoria e comprometimento com os ideais de justiça e equidade— relata Fux.
O ministro Luís Roberto Barroso destaca a importância do advogado como professor: Pedro Paulo Cristofaro —contribuiu para formar diversas gerações de juristas, numa época de grandes transformações no mundo dos negócios”, e completa celebrando a publicação da obra —o livro homenageia a trajetória de uma personalidade que viveu uma vida completa, na academia, na advocacia pública e na iniciativa privada”, e reúne “alguns dos mais importantes juristas brasileiros, um verdadeiro dream team— diz Barroso.
Fazem parte desse grupo de autores, pessoas de destaque internacional, como o ex-presidente da Suprema Corte de Delaware (principal tribunal em todo o mundo para questões societárias), Leo E. Strine Jr, juristas consagrados como Humberto Theodoro Junior, José Alexandre Tavares Guerreiro, Gustavo Tepedino, antigos e atuais presidentes ou diretores da CVM, como Marcelo Trindade, Marcelo Barbosa, Norma Parente, Durval Soledade, Nelson Eizirik e Otto Lobo, além de colegas professores da PUC-Rio, como a Diretora do Departamento de Direito Caitlin Mulholland, advogados e sócios de alguns dos mais respeitados escritórios de advocacia do Brasil, muitos deles ex-alunos do Professor Pedro Paulo Cristofaro.
O livro foi organizado pelos colegas de Pedro Paulo Cristofaro no escritório Chediak e Cristofaro Advogados, onde ele continua exercendo a advocacia com o mesmo entusiasmo que tinha há quase 70 anos, quando se formou na mesma PUC-Rio em que leciona.
Além dos artigos, o livro traz o discurso que o Professor Pedro Paulo Cristofaro proferiu na OAB em 2018, ao receber a Medalha Sobral Pinto pelos seus (então) 60 anos de exercício da advocacia: —Valeu a pena ter vivido esse período. E valeu especialmente para quem o viveu de dentro dessa atividade tão especial que é a advocacia que me permitiu o contato — com alguns mais do que o contato, a amizade — com integrantes do que podemos chamar de comunidade jurídica na qual habita bom número de pessoas interessantes, talentosas, inteligentes, lúcidas e criativas— afirmou o homenageado.
Lançamento do livro “Estudos de Direito Empresarial e Arbitragem em Homenagem a Pedro Paulo Cristofaro”, dia 25 de novembro (segunda-feira) , a partir das 18 horas , na Livraria da Travessa, Shopping Leblon, Rio de Janeiro (RJ).
Estudos de Direito Empresarial e Arbitragem. Editora: Singular | 1.084 Páginas.