E escala com segurança seu e-commerce. Com logística fortalecida, empresa especializada em equipamentos de telecomunicações alcançou vendas de R$ 50 milhões ao mês. Por meio do DHL Fulfillment Network (DFN), DHL Supply Chain passou a executar toda a logística para e-commerce da UP2Tech desde o inbound até algumas entregas de última milha. Integração do novo modelo logístico foi ágil (apenas seis semanas) e ocorreu às vésperas da Black Friday
Um plano logístico bem estruturado e eficiente pode transformar um negócio, trazendo grandes resultados financeiros. É o que mostra a parceria entre a empresa especializada em equipamentos de telecom UP2Tech e a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição. Consolidada no mercado B2B, a UP2Tech buscava dar escala a suas operações de e-commerce para clientes finais quando contratou o DHL Fullfilment Network (DFN), solução para suportar o crescimento de vendas digitais que dá acesso a infraestrutura compartilhada de armazenagem, malha de transporte, tecnologia e equipe especializada. Com a logística fortalecida, a UP2Tech consolidou seu e-commerce B2C e atingiu vendas de R$50 milhões ao mês.
Antes do novo modelo, a UP2Tech tinha desafios em termos de processos e confiabilidade das entregas, o que acabava dificultando o crescimento mais robusto das vendas digitais. —Com o DFN, conseguimos escalabilidade com segurança. A DHL tropicalizou seu modelo global na área de e-commerce e demonstrou grande flexibilidade operacional e de integração de sistemas. Com isso, temos um ambiente controlado, seguro e com processos bem desenhados, o que proporciona um desenvolvimento constante e taxa de devoluções próxima a zero—afirma o CEO da UP2Tech, Rodrigo Abreu.
A DHL Supply Chain, por meio do DFN, realiza toda a logística de e-commerce da UP2Tech, desde o recebimento dos produtos, checagem, estocagem, separação de pedidos, expedição e transporte. Nesta última área, a entrega é realizada tanto para abastecer os armazéns de marketplaces parceiros, como para clientes finais, por meio dos modais rodoviário e aéreo. A DHL realiza ainda a etiquetagem de alguns produtos e a logística reversa no caso de trocas. Destaque também para a rápida transição de modelo (foram apenas seis semanas e às vésperas da Black Friday) e a visibilidade online de ponta a ponta do processo logístico por meio da plataforma MySupplyChain.
“—Ao acessar o DFN, a UP2Tech teve outros benefícios importantes. Imobilizou menos capital em estruturas logísticas, acessou a escala e abrangência da rede da DHL pelo Brasil e captou sinergias para momentos de pico de vendas. Tudo isso com pagamento sob demanda, formato que se encaixa muito bem para o e-commerce cujos volumes têm grandes variações—ressaltou Ligia Pucci, gerente -geral de DFN da DHL Supply Chain.
O diretor de e-commerce da UP2Tech, Taylan Blanco, acrescenta ainda que —no desenho com o provedor anterior, gastávamos muito tempo em supervisão e para garantir que os SLAs acordados seriam cumpridos. A DHL resolveu uma série de gargalos e nos entregou uma operação redonda que nos permite focar em nosso core business. Além disso, temos uma equipe muito qualificada no projeto e um atendimento próximo. Tudo isso nos dá segurança para avançarmos com nosso plano de expansão e atender picos de volume como a Black Friday e outras ações promocionais tão importantes neste mercado—.
A UP2Tech e a DHL Supply Chain têm planos de expandir a parceria. A ideia é aproveitar a rede de hubs da DHL pelo país para avançar o estoque em mercados estratégicos, reduzindo o lead time de entregas. De outro lado, a UP2Tech estuda se conectar à rede DFN nos EUA a fim de alavancar suas vendas digitais no mercado norte-americano em um modelo semelhante ao que é adotado no Brasil.
UP2tech —A UP2Tech é uma empresa inovadora no setor de telecomunicações e tecnologia da informação, com origens brasileiras e operações expandidas globalmente. Com um compromisso inabalável com a excelência e inovação, a empresa se destaca por fornecer soluções tecnológicas avançadas que conectam empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C que geram impacto significativo no ambiente corporativo. Seu catálogo abrangente inclui equipamentos de rede e internet, soluções em NB IOT 4G, produtos de consumo tais como smartwatches, fones de ouvido, caixas de som, notebooks, tablets, celulares, PS5 e muito mais, atendendo às diversas necessidades do mercado B2B, B2C e governamental.| https://up2tech.com.br
DHL — A empresa de logística para o mundo: a DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.
A DHL faz parte do Grupo DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 81.8 bilhões em 2023. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo DHL visa alcançar uma logística zero emissão até 2050.