A companhia acelera fortemente seu crescimento de vendas, acompanhado por expansão da margem de lucro, ganhos de market share e participação recorde do digital no ano.
O Grupo Panvel – Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (PNVL3) – uma das principais varejistas e distribuidoras de produtos farmacêuticos do Brasil, divulgou, no dia 14 de novembro (quinta-feira), seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2024 demonstrando um desempenho excepcional em vendas de lojas maduras e crescimento robusto em diversos indicadores-chave.
Os destaques da Panvel no terceiro trimestre de 2024 apresenta receita bruta do varejo atingiu cerca de R$ 1,3 bilhão, um aumento de 17,0% em relação ao terceiro trimestre de 2023. Venda média atinge patamar recorde, superando a barreira de $700 mil loja/mês. Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) alcançou R$ 71,8 milhões no terceiro trimestre de 2024, crescimento de 26,8% em comparação ao terceiro trimestre de 2023, com margem de 5,4% (+0,7 p.p. vs terceiro trimestre de 2023). Lucro líquido ajustado cresceu 36,9%, atingindo R$ 37,3 milhões, com margem líquida de 2,8% (+0,6 p.p. vs terceiro trimestre de 2023). Participação recorde nas vendas digitais, que representaram 21,2% das vendas totais do varejo, com destaque especial para o desempenho do App. Retomada da expansão da rede, com abertura de 14 novas lojas no trimestre, totalizando 612 unidades em operação;
O trimestre foi marcado por uma notável recuperação após os desafios enfrentados no período anterior devido às enchentes no Rio Grande do Sul, com a empresa apresentando um crescimento expressivo de 17% na receita bruta do varejo, atingindo cerca de R$1,3 bilhão. Um dos principais indicadores de produtividade, a venda média por loja da companhia, registrou patamar recorde, atingindo R$702 mil de venda por loja/mês, com um crescimento robusto de 11,8% sobre o terceiro trimestre de 2023.
Outro destaque do trimestre foram as vendas de mesmas lojas (Same Store Sales ou SSS), que apresentaram crescimento de 14,1% no terceiro trimestre de 2024 em comparação ao terceiro trimestre de 2023 e o excelente desempenho das lojas maduras (Mature Sames Store Sales ou MSSS), com acréscimo de 11,4%.
Este resultado foi impulsionado pelo crescimento notável das vendas através do app (35% em relação ao terceiro trimestre de 2023) e por uma estratégia bem-sucedida focada em medicamentos de uso crônico e contínuo. Com isso, obtivemos uma expansão consistente do market share na Região Sul, com 0,4 p.p a mais em comparação ao terceiro trimestre de 3023, com ganho significativo em todos os Estados da região.
Além disso, a empresa registrou um aumento significativo de 26,8% no Ebitda ajustado, que alcançou R$71,8 milhões, e um crescimento de 36,9% no lucro líquido ajustado, demonstrando a resiliência e a eficácia operacional do Grupo Panvel em um cenário pós-adversidade.
A Panvel também se destacou no setor de serviços de saúde, consolidando sua posição como líder em vacinação no Brasil, alcançando um market share de 44.9%. Reforçando esse posicionamento de liderança e referência em vacinação, a Panvel foi eleita no Report CRX (Clinicarx) como a farmácia com maior número de vacinas aplicadas por loja no Brasil. Os serviços prestados pelo Panvel Clinic têm se mostrado essenciais para fidelização dos clientes e incremento da recorrência nas compras.
Com um investimento 43% maior do que o mesmo período de 2023, o grupo registra um posicionamento saudável e estratégico dentro de seu segmento e, pelos resultados recém apurados de outubro, espera registrar um quarto trimestre igualmente positivo. —Nossa posição é privilegiada no segmento, com resultados melhores que os concorrentes e com sinais bem positivos para os investidores. Nosso parque já existente vem crescendo de forma saudável, com recorde de venda média no trimestre. Além disso, reforço a importância da expansão de 0.7 pontos percentuais na margem Ebitda, atingindo 5,4% da receita bruta do grupo, um dos melhores resultados da história —aponta Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
—Estamos ainda mais confiantes e orgulhosos da nossa trajetória de crescimento sustentável. Nossos valores e a resiliência de nossas operações nos posicionam de forma estratégica para mapear e aproveitar as oportunidades futuras de forma resiliente, para entregar cada vez mais valor aos nossos clientes e acionistas — reforça o executivo.
Grupo Panvel — Fundado em 1967, o Grupo Panvel atua em três negócios: a rede de farmácias Panvel, que tem mais de 600 lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São paulo; a distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza Dimed; e o laboratório Lifar, que desenvolve e fabrica cosméticos, medicamentos e alimentos, além de produtos da marca própria da Panvel.
Em seus mais de 55 anos de existência, o Grupo Panvel sempre carregou em seu DNA o foco na excelência de seus serviços e no crescimento consistente, com base em inovação, responsabilidade social e aprendizado contínuo.