Ficou em primeiro lugar em rota marítima 16% das vezes e ficou entre os três primeiros 44% das vezes.
Desde 2019, a mais fiável das 13 principais companhias marítimas globais em cada mês raramente tem sido a mais fiável em mais de 30% das rotas marítimas em que oferece um serviço. Isto está de acordo com a comparação da Sea-Intelligence sobre a confiabilidade dos itinerários em 34 rotas.
A questão a resolver era como é então possível que uma companhia marítima seja a mais fiável em geral, quando não é fiável em dois terços das rotas marítimas que serve?
A resposta, segundo a consultoria, está na consistência: essas companhias marítimas estiveram consistentemente entre as cinco mais confiáveis em 50% a 80% das rotas marítimas. Basicamente, se não estavam em primeiro lugar, estavam em segundo ou terceiro lugar e, na maioria das vezes, não abaixo do quinto lugar em um determinado percurso.
Segundo a Sea-Intelligence isto é fácil de compreender em termos mensais, mas torna-se complicado se se quiser calcular o desempenho relativo da fiabilidade dos itinerários durante um período de tempo mais longo. Quem tem melhor desempenho: uma companhia marítima que ocupa o primeiro lugar em 50% das rotas e o oitavo em 50% em um período de seis meses, ou uma que nunca fica em primeiro lugar, mas ocupa o terceiro lugar em 100% das rotas durante o mesmo período?
Para quantificar isto para o período de janeiro a setembro de 2024(9M24), a consultoria desenvolveu uma pontuação composta. Para cada companhia marítima global, foi calculada a porcentagem de vezes que foram classificadas em primeiro, segundo, terceiro, etc., em uma rota. Cada vez que ficaram em primeiro lugar, receberam uma pontuação de 1,0; cada vez que ficavam em segundo lugar, recebiam uma pontuação de 0,9 e assim por diante, até uma pontuação de 0,1, que era atribuída cada vez que ficavam em décimo em um percurso. Essas pontuações foram somadas e o resultado pode ser conferido na tabela abaixo.
A Maersk liderou a classificação composta, ficando em primeiro lugar em uma rota marítima em 16% das vezes e entre os três primeiros em 44% das vezes. Foi seguido pelo ZIM, que ficou em primeiro lugar 17% das vezes e ficou entre os três primeiros 39% das vezes. CMA CGM, MSC e PIL completaram o top 5, enquanto ONE ficou em último lugar com a pontuação composta mais baixa. Esta última companhia marítima ocupou a primeira posição numa rota marítima apenas 2% do tempo e esteve entre as três primeiras 30% do tempo. | MM