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19/11/2024

Brado aumenta 36% na movimentação de defensivos agrícolas

Em operação multimodal especial, e outubro de 2023 a setembro de 2024 ante o mesmo período 2022/2023. Desde que implantou veículos exclusivos para esse mercado nas pontas rodoviárias, empresa registrou crescimento de 36% no transporte ferroviário.

Curitiba (PR) — A Brado registrou um aumento de 36% no transporte de defensivos agrícolas de outubro de 2023 a setembro de 2024 em relação a igual período anterior —outubro de 2022 a setembro de 2023). Os resultados coincidem com o início de uma operação dedicada para o setor, que conseguiu reduzir o prazo de entrega desses produtos em cerca de cinco dias e otimizar a pontualidade na coleta e na entrega.

A chamada operação dedicada consiste na implantação de uma série de medidas, responsáveis pela melhoria no nível de serviço. A principal delas foi a adoção de caminhões exclusivos para o produto nas pontas rodoviárias do transporte multimodal, que combina a movimentação pela ferrovia das distâncias longas e pela rodovia nos trechos curtos. O transporte entre os terminais é realizado por trem e as frotas de caminhões reservadas para as operações de defensivos movimentam os defensivos tanto na origem, do porto ou das indústrias até o terminal de Sumaré (SP); quanto nos destinos, entre os terminais de Rondonópolis (MT) e Anápolis (GO) e o destino final.

—Montamos uma operação exclusiva de acordo com as necessidades dos clientes. Esse mercado difere dos demais produtos do mercado interno, que são vendidos no estado de São Paulo e entregues em Mato Grosso e Goiás. Com os defensivos, ocorre uma transferência de estoque, já que os produtos são diretamente vendidos nos estados de destino— afirma Marcus Bruno Carvalho Nascimento, executivo de vendas da Brado, responsável pela carteira de defensivos.

Em 2022, o tempo para realizar a operação completa (lead time) dos defensivos na rota de Sumaré (SP) a Rondonópolis (MT) oscilava entre 15 e 18 dias. Após a implementação da operação dedicada esse prazo caiu para 11 dias, em média.

Além da operação no mercado interno, a Brado transporta defensivos também de importação. Os produtos vêm, em sua maioria, da China e da Índia. Do Porto de Santos, são embarcados no trem e seguem até os terminais de Rondonópolis e Anápolis. Depois, são enviados aos Centros de Distribuição, também usando os veículos reservados a esse mercado.

—Outro indicador que demonstra o nível de atendimento que atingimos é o OTD”, afirma Nascimento. O On Time Delivery (OTD) mede a eficiência no atendimento do prazo de coleta e entrega. Em média, a pontualidade da coleta subiu de 70,7% em 2023 para 98,4% em 2024, uma melhora de 27,8% no indicador. Já a entrega atingiu o índice de 100% de pontualidade neste ano, contra 86,2% do ano passado. —Todos esses índices que demonstram o acerto na estratégia e quanto a solução multimodal de base ferroviária pode contribuir para a eficiência da logística no setor. E com a vantagem de agregar segurança para as cargas e sustentabilidade ao processo— diz Nascimento.

De julho de 2023 a setembro de 2024, os clientes da carteira de defensivos deixaram de emitir aproximadamente 8,8 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 1,9 mil veículos. Seriam necessárias 63,7 mil árvores para absorver integralmente esse volume.