viveo-premiado

15/11/2024

Viveo recebe prêmio durante o 4º Summit Ambiental Internacional

Promovido pelo Hospital Moinhos de Vento. Vice-presidente de Distribuição e Serviço da empresa foi reconhecido como Personalidade de Sustentabilidade Ambiental por sua dedicação ao tema.

A Viveo, ecossistema que reúne 17 empresas do setor de saúde, foi reconhecida com o prêmio de Personalidade de Sustentabilidade Ambiental no 4º Summit Ambiental Internacional, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS). A honraria foi concedida a Vilson Schvartzman, vice-presidente de Distribuição e Serviços da companhia, e recebida por Cristhiane Coutinho, diretora de Medicamentos e Acesso. “Este prêmio reforça nosso compromisso com soluções que beneficiem a saúde e o meio ambiente. Agradecemos aos organizadores e a todos os que compartilham dessa visão”, afirmou Cristhiane.

O Summit Ambiental Internacional é um evento que reúne profissionais do setor hospitalar, fornecedores e colaboradores, fortalecendo a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras. Especialistas como o cientista Carlos Nobre estiveram presentes e temas fundamentais como sustentabilidade e mudanças climáticas foram debatidos. Durante as discussões, ficou claro o papel que empresas de todos os setores têm para contribuir com um futuro mais sustentável. —Nosso objetivo é inspirar outras empresas a adotar práticas mais responsáveis. A preservação ambiental é um esforço coletivo— declarou Christiane.

A presença da Viveo no Summit também destacou iniciativas concretas que a empresa já está implementando para reduzir seu impacto ambiental. —Desde 2022, a companhia faz entregas com caminhões 100% elétricos, já equipados com embalagens retornáveis. Essa mudança é uma importante medida para eliminar as emissões de CO2, que em veículos padrão a diesel chegam a 600 gramas por quilômetro. O projeto faz parte de um plano maior de ESG —explica Vilson Schvartzman.

Além disso, a Viveo tem se dedicado a reduzir a produção de resíduos sólidos. A empresa substituiu as embalagens de isopor, que são pouco sustentáveis, por embalagens retornáveis para o transporte de medicamentos termolábeis. Utilizando a tecnologia Phase Change Material (PCM), as novas embalagens mantêm a estabilidade dos produtos por até 96 horas, diminuindo o impacto ambiental e reduzindo custos para os hospitais. Essas ações fazem parte de um projeto completo que será operado pela Healthlog, especializada em soluções logísticas para o setor de saúde. A Healthlog gerencia estoques e armazéns, garantindo entregas eficientes e contribuindo para a redução de desperdícios e custos com o descarte de resíduos.

Com iniciativas concretas, a Viveo reforça seu compromisso em ESG e espera continuar contribuindo para a construção de um futuro mais responsável e equilibrado. —Nossa parceria com o Hospital Moinhos de Vento é um exemplo de que a responsabilidade ambiental e o cuidado com cada vida caminham juntos— finaliza Schvartzman.