E avança 76,3% no trimestre. A captação total da graduação EAD registrou crescimento de 10,4%.
Líder no mercado de graduação EAD no Brasil, a Vitru Educação (B3: VTRU3) divulgou no dia 12 de novembro (terça-feira), os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, e dos nove meses encerrados em 30 de setembro de 2024 (nove meses de 2024). O lucro líquido ajustado totalizou R$ 64,1 milhões no período, um aumento de 76,3% em comparação ao terceiro trimestre de 2023.
No período, a captação total da graduação EAD registrou crescimento de 10,4% vs. terceiro trimestre de 2023,, com destaque para o aumento de 12,3% na captação de alunos engajados.
Já a base de alunos matriculados na Vitru, que opera sob as marcas Uniasselvi e UniCesumar, totalizou 836 mil alunos, dos quais 97,4% na modalidade EAD, o que demonstra a forte adesão dos alunos ao modelo de ensino focado em qualidade.
O ticket médio no segmento de Graduação EAD aumentou 7,3% quando comparado com o terceiro trimestre de 2023.
A receita líquida consolidada alcançou R$ 530,8 milhões, registrando um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pela expansão contínua do segmento de Graduação EAD, principal motor de crescimento da Vitru, com uma base de alunos cada vez mais engajada.
Além disso, os segmentos de Medicina e Educação Continuada apresentaram resultados sólidos, com crescimentos de 18,1% e 26,1% respectivamente, reforçando a diversificação e resiliência da companhia em comparação ao terceiro trimestre de 2023.
Outro ponto importante é o Ebitda ajustado, que registrou crescimento de 9,9% na comparação com o terceiro trimestre de 2023, somando R$ 202,5 milhões no terceiro trimestre de 2024, e expandindo a margem Ebitda ajustada em 0,4 p.p. Esse desempenho demonstra o foco na eficiência e captura de alavancagem operacional com bons controles de despesas e sinergias no negócio.
—A educação a distância tornou-se a escolha de milhares de brasileiros. Isso é reflexo da qualidade do ensino que entregamos por meio de um modelo inovador e focado no estudante – tanto na graduação como na pós-graduação. É gratificante perceber que a partir da tecnologia estamos, cada vez mais, garantindo nosso propósito: viabilizar futuros para que as pessoas possam realizar seus sonhos por meio do aprender. Esse é só o começo da transformação que viveremos na Vitru —ressalta William Matos, CEO da Vitru.
A tecnologia segue sendo um dos pilares do modelo educacional da Vitru Educação. A companhia alcançou o 3º lugar e é um dos destaques na conexão com startups e parceiros para o desenvolvimento de inovações e soluções disruptivas no ranking 100 Open Startups 2024, na categoria Educação.
Nos últimos meses, a Vitru lançou o programa de Transformação, que impulsionará a próxima fase de crescimento da Companhia. Com isso, pretende-seampliar, a partir dos pilares estratégicos, o foco em projetos que permitam garantir maiores vantagens competitivas, crescimento e a excelência operacional.
—Continuamos focados no crescimento do top line, sem abrir mão de ampliar a rentabilidade das operações. Ainda enxergamos muitos espaços de mercado a ocupar e seguiremos focados na agenda de desalavancagem, que abrirá espaço de balanço para investimentos estratégicos no tempo —conclui Gabriel Lobo, CFO da Vitru.
Vitru — A Vitru é o grupo líder em EAD no mercado de educação digital no Brasil. Por meio de suas marcas, fornece um ecossistema pedagógico completo com foco na experiência híbrida de EAD, baseada em encontros semanais com tutores dedicados. Tem como missão democratizar o acesso à educação no país, por meio de um ecossistema digital.