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15/11/2024

Super Terminais ajuda indústria do Amazonas a bater recorde

Desde 12 de setembro, já foram recebidos mais de 22 mil contêineres e 545 mil toneladas de cargas, com ajuda do píer flutuante em Itacoatiara.

O Super Terminais, mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde, é um dos responsáveis pelo novo recorde da indústria amazonense com a Operação Itacoatiara. O píer flutuante recebeu, desde 12 de setembro, mais de 22 mil contêineres e mais de 545 mil toneladas de cargas.

O volume chegou ao porto em Itacoatiara em 16 navios em uma operação 24×7 com uma média excelente de 34 MPH (movimentos por hora). A operação contribuiu fortemente para fazer a diferença na economia do estado. Os números das importações comprovam isso.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), até outubro, o Amazonas alcançou US$ 13,7 bilhões em importações, superando o total de 2023, que foi de US$ 12,6 bilhões. A previsão é de que o estado atinja US$ 16 bilhões até o fim do ano, tornando 2024 o ano recorde para as importações dos últimos sete anos.

Em uma comparação entre outubro de 2023 e outubro de 2024, o salto nas importações é expressivo. Em 2023, com as restrições portuárias em decorrência da seca, o estado registrou apenas US$ 604 milhões em importações. Neste ano, com os portos temporários operacionais, o valor para o mesmo mês chegou a US$ 1,378 bilhão.

Eficiência — A operação representa um investimento de R$ 15 milhões por parte do Super Terminais, que inclui a aquisição de equipamentos essenciais como poitas, amarras e bombas, além de estudos de batimetria e solo. Também cobre despesas com transporte, alojamento e alimentação dos funcionários, além do aluguel de escritórios e outras necessidades operacionais.

Ela não apenas assegura a continuidade das operações no Polo Industrial de Manaus, mas também injeta recursos diretamente na economia do município de Itacoatiara, incentivando o desenvolvimento econômico local. —Essa operação reflete nossa preocupação em manter o abastecimento de insumos e o escoamento da produção local, garantindo a estabilidade da economia e a manutenção dos empregos na região —destaca Marcello Di Gregorio, diretor da empresa.

A Operação é desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, renomado Engenheiro Naval da empresa PGE. Ela é realizada em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com especificações robustas: espaço de 300 mil metros quadrados, localizado na margem esquerda do Rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara, e a apenas 1,4 quilômetros do porto público local.

O módulo da operação está posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado e permite a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente, sem dificuldades. A navegação entre Itacoatiara e Manaus fica otimizada, com tempo de viagem estimado em 18 horas na ida —108 milhas náuticas ou aproximadamente 200 quilômetros— e 12 horas na volta.

A iniciativa foca no transbordo de contêineres, com estrutura disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.

Super Terminais — Com mais de 25 anos de experiência no mercado de transporte e logística, o Super Terminais é o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus e o único porto do Brasil a ser considerado verde. Opera cargas em contêineres, cargas de projetos e cargas soltas. A estrutura oferece ainda os equipamentos mais modernos do mercado. Entre as grandes preocupações da empresa estão a preservação da maior floresta tropical do mundo – a Floresta Amazônica –, a capacitação para promover um ambiente focado em sustentabilidade.