No primeiro ano do seu Programa Socioambiental em Macaé. Projetos da empresa em 2024 capacitaram 185 gestores escolares e 38 profissionais de reciclagem no município.
Líder no setor de perfuração offshore no Brasil, a Foresea comemora os resultados positivos do primeiro ano do seu Programa Socioambiental com ações voltadas para suas duas linhas de atuação: Educação Integral e Economia Verde. Em evento realizado no município de Macaé, no dia 12 de novembro (terça-feira), as lideranças da empresa compartilharam os avanços obtidos para ampliar a qualidade da educação básica e profissionalizar o sistema de coleta e reciclagem de resíduos na cidade. O evento contou com a presença de mais de 180 pessoas, incluindo gestores escolares, empreendedores e secretarias da prefeitura.
—Estamos muito satisfeitos com os resultados desse primeiro ciclo do programa. E esse é só o começo do trabalho. É muito bom ver que a nossa experiência em gestão está sendo útil para melhorias na cidade e benefícios para o município de Macaé. Com o Foresea Socioambiental queremos criar um legado de impacto positivo, com geração de valor, de modo sustentável, nas comunidades onde atuamos— comentou o vice-presidente de Sustentabilidade da Foresea, Marco Aurélio Fonseca.
No eixo de atuação Educação Integral, em parceria com a Secretaria de Educação de Macaé, foram capacitados 185 gestores escolares, alcançando 100% da rede pública do município. Oficinas voltadas para o autocuidado, gestão de equipe, gestão do tempo e gestão pedagógica promoveram o desenvolvimento de competências com os gestores das escolas municipais. —O trabalho foi traçado a partir de encontros colaborativos realizados para desenvolver a matriz de competências da gestão escolar para o ensino fundamental da rede municipal —explica a coordenadora de Sustentabilidade da Foresea, Jocelina Valle.
Cooperativa aumentou volume de coleta em 47 vezes — No eixo de atuação Economia Verde, em colaboração com a Cooperativa Macaeco, foram capacitados 38 profissionais da reciclagem, que também receberam 108 equipamentos de proteção individual (EPIs) e sete carretas movidas por bicicletas adaptadas para coleta e transporte de resíduos. Como resultado, a cooperativa aumentou em 47 vezes o volume de coleta no segundo semestre de 2024 e arrecadou mais de R$ 11 mil com a venda de cerca de 12 toneladas de resíduos entre agosto e outubro de 2024.
O Programa Socioambiental da Foresea também incentiva e conta com a participação ativa e voluntária dos integrantes da empresa e de seus familiares. Ao longo do ano eles participaram de diversas ações e arrecadaram itens de higiene pessoal para o Centro Pop, especializado no atendimento a pessoas em situação de rua. Também houve ações voluntárias de coleta de resíduos recicláveis para o Ecoponto Onda Verde, projeto que busca dar a destinação correta ao material arrecadado para que volte à cadeia produtiva por meio da reciclagem. Estimulados pela Foresea, os voluntários e seus familiares também participaram de atividades de entretenimento para crianças e jovens do CEMAIA, centro de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.