Por gestão de resíduos. Aeroporto de Juazeiro do Norte também foi reconhecido por modelo de eficiência hídrica. Premiação do “Green Airport Recognition” foi realizada no México pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Carib. Programa do aeródromo da capital paulista promove uma redução de 20% a 30% no volume de resíduos enviados a aterros. Com o projeto, Congonhas tem aumento de três a quatro vezes na quantidade de materiais reciclados.
O Aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis.
Congonhas se destacou pelo seu programa de gestão de resíduos. O projeto inclui a modernização do centro de gestão, novos fluxos de coleta, aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra especializada e capacitação de cessionários e funcionários. Além disso, inclui a revisão de cláusulas contratuais de lojas e restaurantes e a realização de auditorias periódicas para garantir uma segregação de resíduos eficiente e precisa, promovendo uma gestão sustentável alinhada às melhores práticas.
As novas medidas proporcionam uma redução de 20% a 30% no volume de materiais comuns enviados a aterros e um aumento de três a quatro vezes na quantidade de reciclados. Congonhas, que gera cerca de 5,5 toneladas de resíduos diários, redirecionará entre 400 e 600 toneladas por ano para a reciclagem, evitando o envio aos aterros. A iniciativa viabiliza ações socioambientais por meio de parcerias com ONGs e outras entidades.
—O reconhecimento pelo ‘Green Airport Recognition’ é uma conquista que reflete o compromisso do Aeroporto de Congonhas e da Aena com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Trabalhamos continuamente para implementar práticas que minimizem o impacto da nossa atividade no meio ambiente e promovam benefícios reais para a comunidade. Agradeço a todos os colaboradores e parceiros envolvidos, pois essa conquista é fruto de um esforço conjunto em prol de um planeta melhor— afirma o diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas, Kleber Meira.
Juazeiro do Norte — O Aeroporto de Juazeiro do Norte também recebeu o “Green Airport Recognition” com o modelo de eficiência hídrica desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil para lidar com os desafios do clima semiárido na região do Cariri cearense. O modelo integra as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE), permitindo que cada gota seja aproveitada – desde a pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto. O tratamento do esgoto passa a ser feito sem precisar circular pela rede pública. E a água tratada, antes destinada a um sumidouro natural das proximidades, volta para a irrigação, banheiros e caminhão de bombeiros, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% do total dos gastos anuais e promovendo economia circular, eficiência hídrica e melhor uso da estrutura do aeroporto.