Alta de 8,4% na comparação com o mesmo período de 2023. O retorno sobre o patrimônio líquido foi de 21,5%.
O Banco do Brasil apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 28,3 bilhões nos nove primeiros meses de 2024, crescendo 8,4% na comparação com o mesmo período de 2023, o que representa um RSPL (retorno sobre o patrimônio líquido) de 21,5%. No trimestre, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 9,5 bilhões, 8,3% acima do terceiro trimestre de 2023. O Índice de Capital Principal do BB encerrou o mês de setembro em 11,77%.
A performance nos nove primeiros meses foi influenciada, principalmente, pelos crescimentos da margem financeira bruta (+13,9%), das receitas de prestação de serviços (+4,8%) e dos negócios do conglomerado, pelo controle das despesas (+4,9%) e pela elevação das despesas de PCLD ampliada (+28,7%).
Carteira de Crédito Ampliada —A carteira de crédito ampliada, que inclui títulos e valores mobiliários privados e garantias, registrou saldo de R$ 1,2 trilhão em setembro de 2024, com evolução de 13,0% na comparação dos últimos 12 meses e 1,9% na comparação com junho de 2024. O indicador de inadimplência acima de 90 dias ficou em 3,33%.
Carteira Ampliada Pessoa Física— Incremento de 2,3% no trimestre e 7,9% no último ano, alcançando R$ 328,3 bilhões, com destaque para a carteira de crédito consignado (+2,6% no trimestre e +11,2% em 12 meses).
Carteira Ampliada Pessoa Jurídica —Apresentou crescimento de 0,1% no trimestre e 13,5% em comparação a setembro de 2023, atingindo R$ 421,6 bilhões. Destaque para o desempenho positivo do segmento Grandes Empresas, com elevação de 14,5%, e Micro, Pequenas e Médias Empresas, que evoluiu 7,0% nos últimos 12 meses.
Carteira Ampliada Agronegócios — Atingiu saldo de R$ 386,6 bilhões em setembro de 2024, crescimento de 3,1% no trimestre e 13,7% na comparação anual. A linha de custeio totalizou mais de R$120 bilhões em saldo, com incremento de 7,4% no trimestre e 19,0% na comparação com setembro de 2023. Outro destaque é a linha de investimento agropecuário, com aumento de 3,0% no trimestre e 16,5% em 12 meses.
Carteira de Crédito Sustentável —Em setembro de 2024, o BB alcançou R$ 369,6 bilhões em operações de crédito sustentável, o que significa um aumento de 9,1 % em 12 meses. As linhas de boas práticas socioambientais representam 28,8% desse total, com destaque para as operações de investimentos, com mais de R$ 46 bilhões de saldo.
Dinâmica de Receitas e Despesas — As receitas de prestação de serviços cresceram 4,8% no acumulado 2024, quando comparadas ao mesmo período do ano passado, com destaque para as linhas de mercado de capitais (+34,0%), consórcios (+19,1%), administração de fundos (+11,6%) e seguros, previdência e capitalização (+10,6%).
Já as despesas administrativas se elevaram em 4,9% no mesmo período — O Índice de Eficiência acumulado em 12 meses foi de 25,4%, reflexo da geração de receitas consistente e do controle das despesas.
Projeções Corporativas 2024 — Segue a performance nos nove meses de 2024 e as projeções corporativas para 2024 do Banco do Brasil.
App BB —O App BB permanece como um dos mais bem avaliados do mercado, posicionado entre os 10 aplicativos mais populares na tela principal do celular dos brasileiros. O BB atingiu um recorde de 24,2 milhões de usuários no App BB PF, que chega a ter 11 milhões de clientes em um único dia.
Em um processo de melhoria contínua, neste terceiro trimestre de 2024, o BB implementou no App BB uma jornada exclusiva para o público jovem, com uma interface moderna e integrada com o WhatsApp que, somente na fase piloto, contou com mais de 2 milhões de acessos específicos deste público.
Além disso, o BB tem avançado nas soluções de inteligência artificial e analítica, buscando entender o comportamento dos seus clientes para aprimorar sua experiência, otimizar a oferta de produtos e antecipar necessidades futuras, construindo, assim, um banco para cada cliente.
Ranking Bacen — melhor resultado entre os grandes bancos.
No Ranking de Reclamações do Banco Central referente ao 3º trimestre de 2024, o BB manteve-se em 14ª lugar entre 15 instituições financeiras e de pagamentos, sendo a instituição com melhor posição entre os grandes bancos pelo nono trimestre consecutivo. Esse resultado reforça o esforço do BB em ouvir e entender as necessidades dos seus clientes e resolver as demandas na primeira oportunidade de contato.