armac-tiplam-santos

13/11/2024

Armac apoia recordes de movimentação de açúcar no Porto de Santos

Mais de 5,1 milhões de toneladas foram movimentadas em operação na VLI na safra 2023/2024.

Barueri (SP) — A Armac, referência nacional em serviços especializados e complexos e locação de equipamentos, apoiou a VLI no recorde histórico de movimentação de açúcar no Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita), dentro do Complexo Portuário de Santos (SP). Foram 5,1 milhões de toneladas movimentadas de açúcar na safra 2023/2024 do setor sucroalcooleiro brasileiro. O número é 28% maior do que o realizado na safra do ano anterior. Essa produção é destinada para a exportação.

Em setembro, já nas operações para a safra 2024/2025, a Armac apoiou outro recorde histórico da VLI Tiplam: carregamento 70,1 mil toneladas de açúcar em um único navio, com destino ao mercado asiático. Além da movimentação de açúcar no Tiplam, a Armac atua também no TIGU (Terminal Integrador de Guará), no interior paulista, próximo à Ribeirão Preto (SP), e no TIUB (Terminal Integrador de Uberaba), ambos da VLI e conectados pela malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Os dois terminais logísticos são fundamentais para a exportação brasileira de açúcar e a distribuição da commodity para vários estados do País e se conectam ao terminal em Santos. Somando Tiplam, TIGU e TIUB, a Armac tem mais de 40 máquinas e 120 colaboradores nas operações. —É uma grande satisfação participar de maneira direta e estratégica em resultados tão expressivos assim da VLI, um dos principais parceiros da Armac em portos e terminais ferroviários. Colocamos à disposição de nosso cliente a qualificação técnica de nossos profissionais na gestão e operação dos equipamentos, com um olhar estratégico para atingir a produtividade desejada—afirma Bárbara Laudano, gerente sênior da Armac para Portos, Terminais Ferroviários e Fertilizantes.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo e as operações destacadas fazem parte da cadeia logística que garante essa movimentação. Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, de janeiro a abril de 2024, o País embarcou quase 10,6 milhões de toneladas de açúcar, quase o dobro do mesmo período em 2023, quando foram exportados 5,96 milhões de toneladas.