Nove pôsteres celebram o melhor café sustentável que a natureza tem a oferecer. A artista brasileira Camila Rosa destaca a antiga cultura do café do país através da figura de uma mulher segurando uma xícara de café em primeiro plano.
Trieste — A nona edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy está se aproximando rapidamente. Este reconhecimento anual homenageia os melhores produtores de café do mundo, selecionando os países que se destacaram na união da qualidade com a sustentabilidade. Para esta ocasião, a illycaffè renova o seu projeto criativo especial, associando o mundo da arte ao mundo do café, através do convite a nove ilustradores internacionais para criarem um cartaz representando cada um dos nove países finalistas. Através de uma linguagem artística, de elementos gráficos cuidadosamente escolhidos e de uma paleta de cores vivas, a illycaffè pretende transmitir os valores profundamente enraizados que sustentam a produção de café e a essência cultural de cada país.
Os nove finalistas do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy 2024 são Costa Rica, Etiópia, Brasil, El Salvador, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Este prêmio, batizado em memória de Ernesto Illy — um líder visionário da illycaffè, filho do fundador da empresa e pioneiro da produção de café sustentável e de alta qualidade — celebra a herança cafeeira única de cada país. Cada ilustrador, com o seu estilo distinto, criou um cartaz que reflete as paisagens e as tradições do país que lhe foi atribuído, capturando também as notas aromáticas e o espírito do seu café.
A ilustradora nova-iorquina Lauren Martin inspira-se na famosa flora e fauna da Costa Rica, enquanto a artista berlinense Natascha Baumgärtner capta as paisagens exuberantes da Etiópia. A jovem ilustradora americana Haley Tippmann escolheu retratar um momento sereno de contemplação na costa da Nicarágua, misturando elementos inspirados na natureza com tons quentes de café no seu estilo arrojado e colorido. A ilustradora britânica Alice Brisland presta homenagem à Ruanda com uma paisagem rica em pormenores e de tons suaves que evoca uma atmosfera calma.
Em contraste, o calor, as especiarias e o surrealismo ganham vida no retrato quase caricatural de Cosmo Danchin-Hamard da arquitetura indiana e dos sabores arrojados do seu café. A artista brasileira Camila Rosa destaca a antiga cultura do café do país através da figura de uma mulher segurando uma xícara de café em primeiro plano.
O jovem designer Marcello Velho capta os icônicos picos vulcânicos da Cordilheira de Apaneca, em El Salvador, numa cena serena de um agricultor saboreando os frutos do seu trabalho. Por último, o ilustrador argentino Sebastian Ariel Curi, conhecido pelas suas linhas arrojadas e caracteres grandes, e a ilustradora Nina Dzyvulska, com o seu estilo lúdico, dão vida às paisagens, às pessoas e aos rituais da Guatemala e de Honduras, respectivamente.
A partir de 08 de novembro(sexta-feira), estas ilustrações serão reveladas nos perfis das redes sociais da illycaffè e dos artistas, destacando a forma como os ambientes, as culturas e os sabores são celebrados através da arte e da beleza. Este projeto reforça ainda mais a ligação única que a illycaffè cultivou com a arte contemporânea, apresentando todos os anos nove artistas internacionais que, através das suas visões criativas, nos transportam para as plantações de café mais prósperas do mundo, maravilhas naturais e paraísos intocados.
Países & artistas e, Instagram: 1. Brasil – Camila Rosa -camixvc; 2. Costa Rica – Lauren Martin- laurenmartin_studio; 3. El Salvador – Marcello Velho -marcellovelho; 4. Etiópia – Natascha Baumgärtner -trudeiskrude; 5º Guatemala – Sebastian Ariel Curi sebacuri; 6º Honduras – Nina Dzyvulska -nina_dzyvulska; 7º Índia – Cosmo Danchin-Hamard -cosmoillustrator; 8º Nicarágua – Haley Tippmann -haleytippmann; 9º Ruanda – Alice Brisland -alicebrislanddesign.