E lucro líquido de R$ 66 milhões. Indicadores da companhia apontaram crescimento amplo no Brasil, puxados pelo desempenho da Havaianas; receita líquida ultrapassou R$ 1 bilhão, com aumento em volume de pares vendidos, ganho de rentabilidade e geração de caixa.
A Alpargatas divulgou no dia 07 de novembro (quinta-feira), os resultados do terceiro trimestre de 2024, com um lucro líquido normalizado de R$66 milhões. A companhia também atingiu uma receita líquida de R$ 1 bilhão, número 15,8% maior do que os R$ 896 milhões do terceiro trimestre de 2023. A geração de caixa atingiu R$ 186 milhões e o lucro bruto foi de R$ 495 milhões.
Com diversos indicadores positivos no Brasil e avanços na operação internacional, a Alpargatas encerrou o período retomando a posição de caixa líquido. O Ebitda normalizado(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) atingiu R$ 137 milhões, com a margem Ebitda 13,2%, 4,6 p.p. acima da margem do mesmo período do ano anterior.
A Havaianas, principal marca do grupo, vendeu 58 milhões de pares, 13% mais que no terceiro trimestre de 2023. O avanço já reflete a revisão estratégica feita pela companhia nos últimos meses, pautada em dois pilares centrais: foco e competitividade, por meio do resgate do modelo de negócio que prioriza eficiência, alocação de capital e diferenciação das marcas; e o crescimento sustentável, em busca de ciclos de expansão consistentes, com clareza de prioridades e rentabilidade.
Como resultados das diretrizes de foco e competitividade, com a priorização do portfólio de produtos core Havaianas — os clássicos chinelos —, a marca obteve um ganho de 1,3 p.p. de market share na comparação com segundo trimestre de 2024, além de uma margem Ebitda de 22,6%, alinhada aos melhores terceiro trimestre da última década. Outro ponto de destaque foi o ganho de eficiência fabril e logística, com redução de 10% do custo por par e a melhora estrutural do OTIF, consolidado em 70%.
A estratégia de crescimento sustentável também apresentou evoluções. Com o reforço de um time comercial com ampla experiência no segmento na Europa, a companhia registrou um crescimento de 13,5% no volume de pares vendidos no exterior. Essa concentração de esforços ainda garantiu a melhoria dos custos de distribuição no continente europeu, com redução de 13% no custo por par.
—Os resultados atingidos pela companhia desde o início do turnaround apontam que seguimos na direção correta, tendo como estratégia proteger nossa posição de liderança no setor de supermercados e no mercado feminino. Também já vemos retorno positivo da busca pelo crescimento em alguns canais, como o especializado, e em categorias como a de produtos masculinos. Iniciativas como a collab com Dolce & Gabbana e o lançamento da Havaianas Point trazem mais inovação para o portfólio e diferenciação para nossa marca, que segue conectada com os consumidores, ampliando ocasiões de uso. Encerramos o trimestre confiantes de que estamos no caminho certo para consolidar os ganhos acumulados, com uma gestão de recursos responsável e uma execução operacional e comercial cada vez mais eficiente de acordo com as demandas do mercado. Seguiremos trabalhando para inspirar o mundo com uma pegada mais leve —explica o CEO da Alpargatas, Liel Miranda.
Marketing — Os recursos alocados em marketing foram direcionados para ações marcantes, como as ativações e lojas pop-ups durante as Olimpíadas. O valor dos investimentos na construção de marca corresponde a 9,2% da receita líquida, um aumento de 2 p.p., na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
Liel conta ainda que os investimentos em marketing vêm sendo importantes para assegurar a força da marca, que é o maior ativo da companhia. A ênfase dos novos caminhos está na fortaleza da marca Havaianas e em seus produtos icônicos.
—Dentro das diretrizes estratégicas para 2024, a retomada de níveis mais saudáveis de investimentos em marketing tem um papel central na sustentação da operação comercial, promovendo mais engajamento com o público e fortalecendo a marca tanto no Brasil quanto nos mercados prioritários internacionais. Este ano, Havaianas foi eleita a segunda marca mais amada do Brasil, de acordo com o ranking: ‘As marcas que conquistaram o Brasil’ da Ecglobal, um dos resultados de destaque dessa trajetória— afirma Liel.
O portfólio de produtos também foi otimizado, com redução do número de SKUs e o lançamento de uma nova família de chinelos masculinos, a Havaianas Track. A novidade endereça o gap de produtos focados no público masculino para ganhar competitividade não só no canal alimentar, mas principalmente no especializado. A companhia manteve também o foco no produto central, os chinelos, com inovações estratégicas em shapes, cores e materiais para reforçar a liderança de marca na categoria feminina no Brasil.
Internacional —Na operação internacional, o crescimento de volume trouxe como resultado uma margem bruta 8,0 p.p. superior, retomando um patamar similar ao de 2022. Agora, a busca é retomar a base de clientes e recuperar os níveis de rentabilidade da operação.
Rothy’s: expansão e eficiência operacional — A Rothy’s, marca de sapatos e acessórios que atua nos Estados Unidos, vem dando passos importantes, seguindo, desde o segundo trimestre de 2034, uma sólida trajetória de melhoria de resultados. Neste trimestre, apresentou receita de US$39,3 milhões, um crescimento de 29% comparado ao terceiro trimestre de 2023. A eficiência fabril e a otimização dos custos de frete e distribuição têm sido elementos positivos para a expansão da
margem bruta, que encerrou o trimestre em 63,4%, uma expansão de 0,8 p.p., comparado ao terceiro trimestre de 2023. O lançamento da flagship na 5ª Avenida, em Nova York, fortaleceu ainda mais a presença da marca, consolidando a estratégia de crescimento no mercado norte-americano.
Principais números: Volume atinge 58 milhões de pares vs. 52 milhões no terceiro trimestre de 2023;Receita líquida atinge R$1 bilhão vs. R$896 milhões no terceiro trimestre de 2023; Lucro bruto atinge R$495 milhões vs. R$363 milhões no terceiro trimestre de 2023; Ebitda normalizado atinge R$137 milhões vs. R$77 milhões no terceiro trimestre de 2023; Margem Ebitda normalizada atinge 13,2% vs. 8,6% no terceiro trimestre de 2023; Lucro líquido normalizado de R$ 66 milhões; A receita líquida de Havaianas no Brasil foi R$816 milhões, um aumento de 15,4% em relação ao terceiro trimestre de 2023
Perfil—A Alpargatas é uma empresa global, fundada e sediada no Brasil há 117 anos. Dona da marca Havaianas conhecida por seus icônicos chinelos, e de 49,2% da Rothy´s, marca norte-americana de calçados sustentáveis. Nossa cadeia de suprimentos é vertical, com quatro unidades fabris no Brasil, e somos donos da Ioasys, nossa empresa de transformação digital. Somos mais de 10 mil colaboradores, apaixonados por fazer acontecer, que buscam inspirar o mundo com uma pegada mais leve.