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08/11/2024

Construtora Tenda registra receita líquida de R$ 912,1 milhões no 3T24

Resultados financeiros marcados por recordes, e consolida crescimento com foco em habitação popular. Resultados históricos que reforçam a trajetória de sucesso da Tenda em lançamentos, vendas e geração de valor no mercado de habitação social

A Construtora Tenda (B3: TEND3), referência no mercado de habitação popular no Brasil, anunciou no dia 06 de novembro (quarta-feira) seus resultados financeiros e operacionais do terceiro trimestre de 2024 , marcados por recordes históricos em diversas frentes. A companhia destaca uma receita líquida trimestral de R$ 912,1 milhões, resultado 13,7% superior ao mesmo período do ano passado, impulsionada pelo sólido desempenho em lançamentos e pela alta demanda de suas unidades habitacionais.

Neste trimestre, o segmento Tenda atingiu novos patamares de desempenho com um lucro bruto ajustado de R$ 293,6 milhões e margem bruta ajustada de 32,2%, um avanço significativo de 8,1 pontos percentuais em relação ao terceiro trimestre de 2023. Este crescimento reflete a continuidade da estratégia de eficiência operacional e controle de custos em obras, permitindo à companhia expandir sua margem e consolidar sua posição de liderança no setor.

A companhia revisou para cima todas as três métricas de guidance do segmento Tenda, sinalizando a confiança nos indicadores operacionais e no potencial de crescimento para os próximos trimestres.

Além dos resultados financeiros, o grupo Tenda registrou recorde histórico de lançamentos, totalizando um VGV de R$ 2,15 bilhões, resultado que representa um aumento de 87,1% em comparação ao maior valor registrado até então. No campo das vendas, também foi registrado um novo recorde com R$ 1,55 bilhão em vendas líquidas no 3T24, um aumento expressivo de 52,5% em relação ao trimestre anterior.

Luiz Maurício Garcia, CFO da Construtora Tenda, explica que “o aumento das vendas foi impulsionado em grande parte pelo fortalecimento de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida, especialmente com o foco nas faixas 1 e 2, que concentram grande parte dos clientes da Tenda”. Além disso, a empresa assinou novos contratos no Programa Habitacional Pode Entrar, o que também contribuiu para o aumento nas vendas líquidas.

Com a implementação da nova Política de Clawback, a companhia também avança em governança corporativa, alinhando os interesses da administração com os dos acionistas. Este compromisso, somado ao recente orçamento de R$ 142,3 bilhões aprovado pelo FGTS para o programa Minha Casa Minha Vida em 2025, cria um cenário positivo para a continuidade do crescimento da Tenda nos próximos anos.

A operação Alea, segmento de construção modular e industrializada da Tenda, também apresentou avanços relevantes no terceiro trimestre de 2024, com uma margem bruta ajustada de 10,4%, mantendo o crescimento contínuo e já atingindo o patamar do guidance para o ano. Com um total de 13 canteiros de obras ativos, sendo três exclusivamente para a marca Alea, a operação segue ganhando escala e aumentando sua eficiência trimestre a trimestre.

Para o CFO da Tenda, o terceiro trimestre de 2024 foi marcado por conquistas significativas, que reforçam o potencial de longo prazo da Tenda. —O resultado recorde de lançamentos e vendas reafirma nossa posição no mercado de habitação social e fortalece nossa estratégia de crescer com eficiência e responsabilidade. Estamos confiantes de que, com o comprometimento de nosso time e o cenário favorável para o setor, continuaremos a gerar valor e atender a milhares de famílias brasileiras em busca da casa própria— conclui o executivo.

O CFO ainda ressalta que o grupo Tenda segue otimista e comprometida em expandir o acesso à moradia popular, mantendo-se firme em sua missão de oferecer habitação de qualidade para a população de baixa renda no Brasil.

Tenda — A Tenda (B3: TEND3) é uma das principais construtoras do Brasil e está listada no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3. Com foco em habitação econômica, atua em dez regiões metropolitanas do Brasil, com empreendimentos voltados para as faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida. Ao longo de sua bem-sucedida trajetória, a companhia já propiciou a mais de 160 mil famílias a conquista da casa própria.